SAÚDE
Universidade Brasil retoma internato de medicina na Santa Casa de Fernandópolis
Universidade Brasil retoma internato de medicina na Santa Casa de Fernandópolis
Convênio estava suspenso desde 2022; ação beneficia 300 estudantes
Convênio estava suspenso desde 2022; ação beneficia 300 estudantes

Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A manhã de quarta-feira (21) foi histórica para o sistema de saúde de Fernandópolis. Em evento realizado na Santa Casa, o prefeito João Paulo Cantarella, acompanhado do vice-prefeito Marcos Mazeti, anunciou a retomada do internato para estudantes de medicina da Universidade Brasil, a medida estava suspensa desde 2022.
Inicialmente, a iniciativa beneficiará cerca de 300 estudantes, que terão a Santa Casa de portas abertas para atividades práticas. A expectativa é que, já no próximo semestre, ao todo 600 alunos participem do internato.
Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância do trabalho conjunto e os impactos positivos da medida para o município.
“O internato vem para fortalecer todo o sistema de saúde, incluindo o municipal, pois muitos estudantes também atuam nas UBSs. Além disso, beneficia o comércio local e o setor imobiliário, e nossos alunos poderão permanecer na cidade. Quem ganha é Fernandópolis”, afirmou.
O provedor da Santa Casa, Marcus Chaer, agradeceu a todos os envolvidos e destacou o compromisso da instituição com a excelência no atendimento.
“A Santa Casa busca constantemente melhorias. Nosso compromisso é prestar um atendimento de qualidade, e essa conquista é fruto do esforço de muitas pessoas”, disse.
O proprietário da Universidade Brasil, José Fernando Pinto da Costa, também participou do evento e colocou a instituição à disposição do município.
“Temos confiança em realizar grandes projetos com o apoio da Prefeitura, da Câmara e da Santa Casa. A universidade é uma das maiores riquezas do município. Estamos trabalhando para adequar equipamentos, investir em infraestrutura, buscar residências médicas junto ao Ministério da Saúde e fortalecer o município e o CISARF”, afirmou.
A Câmara Municipal esteve representada pelo presidente Daniel Arroio e pelos vereadores Janaina Alves, André do Botiquim, Jeferson da FEF e Carlos Cabral. Daniel ressaltou a importância histórica da medida.
“É um dia histórico. Sempre lutamos para que chegasse este momento, e neste ano, ele se concretizou”, disse.
Além de beneficiar os estudantes, a medida deve aumentar o fluxo de atendimentos da Santa Casa e ampliar a disponibilidade do corpo clínico para a população, fortalecendo ainda mais o sistema de saúde do município. Também participaram da coletiva secretários municipais, servidores da Santa Casa e empresários.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis