NO DIA MUNDIAL

Central de Transplantes realiza múltipla captação de órgãos

Central de Transplantes realiza múltipla captação de órgãos

Família de paciente de 50 anos de Santa Fé do Sul autorizou doação de coração, fígado, rins e córneas

Família de paciente de 50 anos de Santa Fé do Sul autorizou doação de coração, fígado, rins e córneas

Publicada há 5 anos

Da Redação



13 de Novembro é comemorado o Dia Mundial da Gentileza. Um carinho que não custa nada! E uma grande gentileza foi registrada em Santa Fé do Sul pela família de um paciente homem, de 50 anos, que teve morte encefálica no dia 12 de novembro, às 15h.


O paciente deu entrada no hospital no dia 10 de novembro, com diagnóstico de AVC hemorrágico, em razão da gravidade foi transferido para Rio Preto. O paciente evoluiu para o quadro de morte encefálica e a partir disso, em razão da superlotação do HB, retornou para a Santa Casa no dia 10 as 11h30, dando início aos procedimentos de captação pelas equipes da Central de Transplante e do hospital de Santa Fé do Sul.


Foi constatado a morte do paciente no dia 12 de novembro às 15h e imediatamente uma equipe de São José do Rio Preto começou o procedimento de captação dos órgãos: coração, rins, fígado e córneas. Está foi a segunda captação de múltiplos órgãos na Santa Casa.


O ato de doação foi possível após a realização de uma entrevista com familiares para o consentimento, assinatura do termo, que foi encaminhado para a central de transplante em São José do Rio Preto, que articulou as equipes de captação dos diversos órgãos. Os órgãos foram levados através de helicóptero da Polícia Militar.

O fígado e o coração deveriam ser transplantados em um prazo de 4 a 12 horas após a captação e foram transplantadas em pacientes de Rio Preto. Rins foram para São Paulo e passarão por análises para encontrar um receptor compatível.
 As córneas ficam no banco de olhos em São José do Rio Preto até a identificação de um paciente compatível.


A família foi preponderante para que a doação pudesse salvar pelo menos 6 pessoas que estão na fila de transplantes.


Os procedimentos realizados pela Santa Casa e toda a logística de transporte dos órgãos são de responsabilidade da Central de Transplantes e o hospital terá os gastos ressarcidos.


O nobre gesto da família do doador pôde proporcionar esperança de vida a pelos menos 6 pessoas que receberam os órgãos na terça-feira.

últimas