CÂMERAS DE MON
“Câmeras não são para multar”, diz Fernando Lyra, presidente da AAMFER
“Câmeras não são para multar”, diz Fernando Lyra, presidente da AAMFER
Projeto é uma parceria com os órgãos públicos visando monitorar o trânsito e identificar possíveis veículos produtos de furtos e roubos
Projeto é uma parceria com os órgãos públicos visando monitorar o trânsito e identificar possíveis veículos produtos de furtos e roubos
Breno Guarnieri
Segurança: Três câmeras “leitoras de placas de carro” foram instaladasem pontos estratégicos do município
O Projeto Sentinela de Câmeras de Monitoramento, da Associação de Amigos do Município de Fernandópolis, é implantado em vários pontos estratégicos da cidade. Uma câmera, instalada em um estabelecimento comercial, situado na Avenida Litério Grecco, já monitora, desde o ano passado, uma das principais entradas de Fernandópolis.
Segundo apurou a reportagem de “O Extra.net”, recentemente, outras duas câmeras de monitoramento foram instaladas nas Avenidas Juscelino Kubitschek e Expedicionários Brasileiros, próximo ao antigo Posto Fama.
A implantação das câmeras gerou dúvidas na população. Nas redes sociais algumas pessoas destacaram que a Prefeitura instalou radares em Fernandópolis, o que não é verdade.
De acordo com o presidente da AAMFER, Fernando Lyra, o sistema de monitoramento promoverá mais segurança e tranquilidade aos cidadãos. “As câmeras não são para multar os motoristas e sim para segurança da população.
Por exemplo, um carro é roubado e o ladrão passa com o veículo por uma destas câmeras, acaba-se gerando uma prova para Polícia investigar o caso”, diz Fernando, que ainda destaca: “nesta primeira fase serão instaladas oito câmeras, sendo que seis são ‘leitoras de placas de carro’ e outras duas são do sistema speed dome. Todas já foram compradas por meio de doações junto a vários setores da comunidade e estão sendo instaladas de forma gradativa”.
Ao todo, são 16 câmeras (algumas do modelo speed dome - 360 graus) e numa primeira etapa serão instaladas 8 câmeras de vigilância/monitoramento e identificação de veículos. O projeto, encabeçado pela Associação de Amigos, tornou-se realidade devido à parceria com as Polícias Civil e Militar e também com a ACIF. A Prefeitura de Fernandópolis é gestora e também parceira do projeto, estando incumbida da instalação e manutenção das câmeras em pontos indicados pelo policiamento.