
Um adolescente de 17 anos faleceu na madrugada desta quarta-feira, 05. Suspeita-se de Meningite Bacteriana, o que ainda não foi confirmado. Ele foi levado a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, apresentando forte dor de cabeça e, em seguida, transferido para a Santa Casa da cidade. O jovem era estudante da escola EELAS e morador do bairro Coester.
A Prefeitura de Fernandópolis, por meio do serviço de Vigilância em Saúde, enviou uma nota à redação confirmando a morte do adolescente.
"Suspeita-se de meningite bacteriana (meningococcemia). O rapaz foi atendido pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na terça-feira, 04, ao apresentar dor de garganta, febre e dor de cabeça, de lá foi encaminhado para a Santa Casa. Houve rápida evolução da doença e, infelizmente, ocorreu o óbito", diz a nota.
Fernandópolis teve um caso de meningococcemia em 2017; já em 2018 houve um caso de meningite causada por outras bactérias e agora há esta suspeita de uma meningococcemia. O resultado dos exames deve sair nas próximas horas e confirmará a causa da morte.
Amigos e familiares lamentaram a morte precoce do jovem.
SOBRE A DOENÇA
A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal. Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia). Sintomas: febre alta, prostração, dor de cabeça, vômitos, aparecimento na pele de pequenas manchas (a pessoa doente pode não apresentar todos os sintomas). A transmissão ocorre pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse). A rede pública de saúde oferece há poucos anos a vacina gratuita contra a Meningite C.
Mais informações a qualquer momento neste site ou em nossa edição impressa desta quinta-feira.