BATERAM VOO!

Araras abandonam ninho na Praça da Matriz e filhote pode ter ganho ‘novo lar’

Araras abandonam ninho na Praça da Matriz e filhote pode ter ganho ‘novo lar’

Ave, que caiu no telhado de uma residência, é cuidada por construtor até ficar 100% recuperada

Ave, que caiu no telhado de uma residência, é cuidada por construtor até ficar 100% recuperada

Publicada há 5 anos

Breno Guarnieri



Duas araras-canindés escolheram a região central de Fernandópolis para se reproduzirem. Há alguns meses, como abrigo, elas optaram por uma palmeira imperial sem a copa, situada na Praça da Matriz e, aos poucos, conquistaram os moradores, que se tornaram “verdadeiros guardiões”. Recentemente, as aves bateram voo do local, porém, o filhote do “casal da praça” pode ter ganho um “novo lar”.


O construtor Breno de Oliveira, recentemente, recebeu uma visita especial. Um filhote de arara-canindé, muito parecido com o filhote do “casal da praça”, caiu no telhado de sua residência, localizada na Avenida Milton Terra Verdi, região central de Fernandópolis. Apesar da queda, a ave não se machucou.


“Eu estava escutando os gritos de um casal de araras que estava próximo a minha casa. Todos os dias o casal fazia barulho até que me chamou a atenção e resolvi checar o telhado, oportunidade que encontrei o filhote deles (casal)”, diz Breno, que ainda salienta: “a ave estava muito debilitada, sem conseguir andar, ficou alguns dias em cima do telhado, com certeza, se eu não a resgatasse iria morrer”.



Bons Pais 

Ainda de acordo com o construtor, os pais do filhote ficam sobrevoando a sua casa, na intenção de “olhar a cria”. “Eles (casal) estão por perto enquanto eu cuido do filhote. Além de eu alimentar a ave diariamente, a deixo solta na varanda de casa, para quando ela se sentir bem, pegar voo sozinha e voltar aos seus pais, mas por enquanto esse é o seu ‘novo lar’”, acrescentou.        


Resgate 

Durante o resgate, Breno precisou subir no telhado de sua casa e com um pano “agarrou” a ave. Na oportunidade, logo após o resgate, os bombeiros compareceram ao local, mas disseram que não poderiam levar a ave. Desta forma, o animal está com o construtor até a sua recuperação ficar por completa. “Cuidamos dele com muito carinho e dedicação. O casal de araras está sempre por perto. Em breve ele (filhote) estará 100% recuperado”, finaliza.     




últimas