DOENÇAS

Municípios da região estão em situação de alerta para o Aedes aegypti

Dados são coletados no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes

Dados são coletados no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes

Publicada há 7 anos

Da Redação


Municípios da região estão em situação de alerta para o Aedes aegypti


Seis municípios da região noroeste paulista estão com índice de infestação do mosquito Aedes aegypti preocupantes, segundo relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira, 12.


Ao todo, 250 cidades do Estado de São Paulo estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Na região, as cidades são Adolfo, Araçatuba, Ipiguá, Nova Granada, Riolândia e Sales, segundo o ministério.


Os dados são coletados no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Dos 250 municípios, 208 estão em alerta e 42 em risco de surto das doenças.


Outras 388 estão em situação satisfatória e outros cinco municípios utilizaram armadilha, metodologia utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente. Todas as formas de coleta de dados ocorreram no período de outubro e novembro deste ano.


O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que realizem ao menos quatro vezes ao ano o LIRAa.

últimas