MATERIAL ESCOLA

Fernandopolenses priorizam compra antecipada para gerar economia

Fernandopolenses priorizam compra antecipada para gerar economia

Especialista dá dicas para economizar nas despesas com material escolar

Especialista dá dicas para economizar nas despesas com material escolar

Publicada há 7 anos

Breno Guarnieri



Algumas famílias fernandopolenses aproveitam o mês de janeiro para colocar as contas em dia e definir o orçamento familiar de 2019. Para os que possuem filhos em idade escolar, um dos itens que mais “pesam” nesse planejamento é a compra do material. Calcula-se que os artigos escolares devem sofrer reajustes em torno de 8% a partir de janeiro, de acordo com a ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares).


Para o economista Paulo Magno, a mudança nos preços se deve basicamente a três fatores: elevação dos custos das matérias primas dos materiais escolares ao longo de 2018; reajustes salariais superiores aos índices de inflação em diversas categorias profissionais ligadas ao setor e elevação do valor do dólar, fato que influencia o preço de diversas matérias-primas.


Compra antecipada

Diante da preocupação com as mudanças nos preços, algumas famílias garantem a compra do material escolar de forma antecipada. É o caso de Jessica Claril, 45 anos, mãe de dois filhos. Ela já garantiu os itens escolares para 2019. A lista de material escolar foi divulgada pela escola em dezembro e em janeiro ela adquiriu os produtos.


"Eu já comprei todo o material de papelaria. Todo ano pego a lista e já compro. Acho que em janeiro é mais em conta. Perto do início das aulas o valor sobe e é um tumulto", afirma.


Alessandra Carvalho, 29 anos, tem dois filhos (9 e 12 anos) e já se programou para comprar os produtos até o dia 18 deste mês. "Não deixo para última hora, complica muito, pois quanto mais perto do início das aulas, mais lotadas estão as lojas", explica a dona de casa.


Ainda de acordo com Paulo Magno, as iniciativas das mães são positivas e acrescenta que usar parte do 13º salário para esse fim é uma ótima saída para as famílias nesse período de grandes gastos "Se os pais puderem fazer a compra ainda neste ano, acho que vai ter uma boa economia. As empresas acabam aumentando seus preços com a virada do ano. Além disso, elas aumentam porque a procura também cresce", afirma.

últimas