OLÍMPIADAS DE

Alunos da escola Melvin Jones se preparam para a OBMEP

Alunos da escola Melvin Jones se preparam para a OBMEP

Em 2015, seis alunos foram classificados para a segunda fase

Em 2015, seis alunos foram classificados para a segunda fase

Publicada há 8 anos



Assessoria de Imprensa


Os estudantes da EMEFA (Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola) Melvin Jones estão em preparação para a prova da primeira fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que acontecerá no dia 7 de junho em todas as unidades de ensino inscritas no Brasil.

São cerca de 130 estudantes, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, da escola Melvin Jones que participarão da prova, que é realizada pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).


A coordenadora pedagógica da escola, Maria Cipriana, contou que os estudos para a prova acontecem no dia a dia da sala de aula. Os professores trabalham também a resolução de questões da OBMEP de anos anteriores.


“Esta prova oferece uma grande diversidade de questões de matemática, que envolvem assuntos variados. Além de estimular o interesse do estudante pela disciplina, ela ainda oferece algumas premiações aos alunos”, contou a coordenadora.




Dos participantes da primeira fase da OBMEP em 2015 da escola Melvin Jones, seis foram classificados para a segunda fase, que conta com questões dissertativas. Dois destes alunos, Ingrid Ayumi Uemura e Igor Businaro Maschio, receberam menções honrosas pelos resultados obtidos na avaliação. “Para se ter uma ideia, a cada quatro mil estudantes, apenas um consegue uma menção honrosa”, explicou a coordenadora.


A OBMEP tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática. Em 2015, a Olimpíada teve a participação de 47.580 escolas (localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros), que inscreveram 17.972.333 alunos na 1ª fase.

 



Mais sobre a OBMEP


Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


A OBMEP é realizada em duas fases. A 1ª fase tem provas compostas de 20 questões objetivas (múltipla escolha), aplicadas nas próprias escolas inscritas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e 3 (Ensino Médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP e selecionar os alunos com melhor pontuação.


Os estudantes classificados para a 2ª fase fazem uma prova composta de seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Nesta fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo IMPA.


Prêmios A 12ª edição da OBMEP premiará 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas.


Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).


Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.

últimas