IMUNIZAÇÃO

Secretaria de Saúde destaca que adultos também devem tomar vacinas

Secretaria de Saúde destaca que adultos também devem tomar vacinas

Existem doses para atualização da caderneta em todas as fases da vida

Existem doses para atualização da caderneta em todas as fases da vida

Publicada há 5 anos


SECOM


Muitos adultos esquecem que eles também fazem parte do calendário vacinal e que precisam atualizar as doses ao longo de toda a vida, até mesmo depois de tornarem-se idosos. A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis informa que as vacinas são fornecidas gratuitamente em todas as unidades de saúde de Fernandópolis e no distrito de Brasitânia.


Atualmente, são oferecidas à população brasileira 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. São mais de 300 milhões de doses, por ano, todas adquiridas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos estados e municípios visando à imunização de crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. Elas combatem mais de 20 doenças.


Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias.


Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar. Toda pessoa pode ser vacinada nos postos de saúde, onde recebe um registro de controle da vacinação (cartão), podendo atualizar mais tarde a Caderneta.Também é fundamental que a pessoa leve o Cartão SUS, caso não tenha, deve providenciá-lo junto à Central da Saúde.


Ressalta-se que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.


CALENDÁRIO VACINAL DE ADULTOS (20 A 59 ANOS)

Febre Amarela (dose única, se nunca tiver vacinado)

Hepatite B (três doses, dependendo da situação vacinal)

Dupla Adulto (reforço a cada 10 anos)

Tríplice Viral (duas doses até os 29 anos e uma dose aos que nasceram a partir de 1960).


CALENDÁRIO VACINAL DE IDOSOS (60 ANOS OU MAIS)

Febre Amarela (dose única, se nunca tiver vacinado). Só deve ser tomada após avaliação e autorização de profissional de saúde.

Hepatite B (três doses, dependendo da situação vacinal)

Dupla Adulto (reforço a cada 10 anos)

Pneumocócica 23 Valente (indicada para públicos-alvo específicos dependendo da condição clínica).

últimas