
Os problemas circulatórios nas pernas trazem como consequência sempre o aparecimento de varizes. Podem ocorrer em qualquer idade e existem de diferentes tipos, mas todos eles têm solução.
Existe uma série de tratamentos médico-estético que as melhoram quando se encontram em uma fase precoce.
Calcula-se que cerca de 30% das mulheres sofrem de problemas circulatórios que levam a pequenas veias visíveis nas pernas e joelhos. Não importa a idade nem a condição, quase todas vão sofrer em algum momento da vida. Alguns fatores favorecem o seu aparecimento como: a idade, a predisposição genética, o tipo de atividade de trabalho, a obesidade, a constipação, um estilo de vida sedentário, os hábitos prejudiciais de vestuário e alimentação, os distúrbios hormonais e os problemas linfáticos.
Podem ser prevenidas evitando muitos desses fatores que as desencadeiam, mas a genética não muda e para isso existem tratamentos.
Os melhores tratamentos para varizes
Apenas se você detectar alguma degeneração das veias deve consultar um médico especialista e começar a tratá-las de diferentes maneiras de acordo com o seu tipo.
1 – Esclerose: ideal para veias de pequeno calibre, não palpáveis e que não produzem nódulos, conhecidas como vasinhos. Com uma agulha muito pequena, se injeta dentro da veia um medicamento misturado com um anestésico local. Este inflama as paredes deste pequeno vaso sanguíneo que elimina a passagem do sangue fazendo-as desaparecem de vista. Nota-se melhoria desde a primeira sessão, mas a maioria das áreas necessitará ser injetadas entre 4 e 5 vezes para obter os melhores resultados. Uma vez realizado o tratamento, tome algumas medidas de descanso por algumas semanas e não se deve tomar sol.
2 – Crioesclerosis: se realiza com um dispositivo que compreende dois compartimentos, em um deles se coloca a seringa com o esclerosante especial e no outro é se encontra o frio necessário para que o esclerosante atinja e mantenha -40°C durante a duração da sessão.
O tratamento faz com que as paredes do vaso se unam e dessa maneira se elimina a circulação sanguínea, voltando a recuperar a circulação normal da área. São realizadas várias sessões, dependendo das veias dilatadas que se tenha.
3 – Microespuma: é um tratamento muito inovador e eficaz. O número de sessões é menor do que com outros tratamentos. A microespuma é uma medicação chamada Polidocanol. Consiste em injetar na veia doente uma substância em forma farmacêutica de microespuma, que desloca o sangue e permite tratar seletivamente a veia varicosa, transformando-a em um cordão pelo qual o sangue não circula. Então, deve-se usar uma meia de lycra de descanso e não se deve tomar sol durante o tratamento.
4 – Laser: apresenta algumas vantagens sobre a cirurgia convencional, porque é menos traumático e menos invasivo. Se o problema não é tão grave torna-se um tratamento ambulatorial sem internação, com anestesia local e de resultados mais estéticos. Existem vários tipos de laser: um superficial que funciona em casos de varizes de muito pequenas. Outro endovascular, no qual se cauterizara a veia safena no nível do joelho com uma agulha guiada por ultra-som Doppler, um pequeno cateter é avançado com uma fibra de laser para dentro da veia. As paredes da veia se confinam e a veia é “fechada”, então o sangue circula por outras veias saudáveis mais profundas, eliminando assim a principal causa das varizes.
5 – Micropuntura cromática: uma técnica que possibilita, mediante punções, implantando colágeno destinado a correção de manchas resultantes de varizes.
As varizes também geram desconfortos e dores particularmente quando são grandes e têm estado presentes por muito tempo. Mas também são esteticamente muito feias, por isso sempre que é possível tratá-las as pernas melhoram o seu aspecto. Há alguns anos, o tratamento de varizes consistia única e exclusivamente na safectomía, isto é, a extração da veia safena interna ou externa em todo o seu curso. Uma vez que se extraia esta veia deixa-se sem tratar vários trajetos varicosos e, inevitavelmente, em pouco tempo ressurgiam as varizes. As operações deixavam cicatrizes e, portanto, deixou-se de realizá-la. Os especialistas hoje recomendam a realização de tratamentos para eliminar as varizes respeitando as veias safenas e sem perder de vista em nenhum instante a estética das pernas.