POLICIAL

DIG de Fernandópolis desmonta esquema do golpe do "Falso Prêmio"

DIG de Fernandópolis desmonta esquema do golpe do "Falso Prêmio"

Investigados possuem antecedentes criminais: roubo, estelionato e tráfico de drogas

Investigados possuem antecedentes criminais: roubo, estelionato e tráfico de drogas

Publicada há 1 hora

Foto: Divulgação / Fonte: PC-SP

Da Redação

A Polícia Civil de Fernandópolis, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), deflagrou na manhã desta sexta-feira (23/01/2026) uma operação na cidade de São Paulo (SP) para desarticular um grupo criminoso especializado em golpes contra idosos, na modalidade conhecida como “falso prêmio”. Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão contra suspeitos envolvidos em um esquema que causou prejuízo aproximado de R$ 10 mil à vítima H.L., idoso de 72 anos, morador de Fernandópolis, que perdeu todas as suas economias.

As investigações revelaram um modus operandi estruturado, com o uso de linhas telefônicas fraudulentas e contas bancárias em nome de “laranjas” para a movimentação e dispersão dos valores obtidos ilicitamente. Parte do dinheiro era utilizada na compra de aparelhos celulares e televisores em grandes redes varejistas, os quais eram posteriormente revendidos a terceiros, dificultando o rastreamento dos recursos.

Durante o cumprimento dos mandados, constatou-se que os investigados possuem antecedentes criminais, especialmente pelos crimes de roubo, estelionato e tráfico de drogas. Um dos endereços alvos da operação já havia, inclusive, sido palco de um homicídio, o que evidenciou a periculosidade do grupo e a necessidade de uma resposta firme da Polícia Civil para a sociedade.

Diante do risco envolvido, a operação contou com o emprego de nove viaturas e cerca de vinte policiais civis das equipes de Fernandópolis e da capital paulista (50° DP). Foram apreendidos aparelhos celulares de interesse da investigação, que serão encaminhados para perícia técnica. Os investigados foram ouvidos e, diante do robusto conjunto probatório produzido pela DIG, confessaram a autoria delitiva. 

A DIG de Fernandópolis reforça o enfrentamento aos crimes de estelionato, atualmente o delito de maior incidência no município, especialmente contra pessoas idosas. Segundo a Autoridade Policial responsável pela investigação, “não haverá tranquilidade para criminosos que insistirem em lesar nossos idosos e perturbar a paz da população. A Polícia Civil seguirá atuando com firmeza e determinação”.

As investigações prosseguem, podendo surgir outras vítimas e novos desdobramentos após a análise do material apreendido, pois, neste momento, não é possível mensurar o valor total do prejuízo causado pelo grupo criminoso, sendo certo que o montante é significativamente superior ao já identificado.

últimas