
Assessoria de imprensa
Na noite desta quarta-feira, 08, o Teatro Municipal Merciol Viscardi foi palco da premiação do Festival de Curtas “Se Liga Mané”. A prefeita Ana Bim prestigiou o evento e comemorou a conquista da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Melvin Jones, que ficou com o prêmio de “Melhor roteiro de ensino fundamental”.
Esta é a primeira vez que a escola participa do festival que está na nona edição. O roteiro do vídeo foi escrito pelos 22 alunos do 9º ano A, sob orientação do professor Herácio Rondon, responsável pela disciplina Leitura e Produção Textual.
O vídeo intitulado “Manezando na escola” tem como mensagem conscientizar os alunos de que a escola é um ambiente de todos, onde deve imperar o respeito aos colegas e ao meio ambiente. Foram citados exemplos como economia de água e energia, e práticas de respeito e cidadania como não furar a fila e não danificar o patrimônio.
“Foi muito bom ver o envolvimento de todos os alunos. A experiência e a premiação serviram de estímulo, mostrando o quanto são capazes individualmente e coletivamente. Na disciplina, também contribuiu muito, principalmente na oralidade e na ética, sem falar, dos benefícios de trabalhar valores como o respeito ao meio ambiente e ao próximo”, comentou Rondon.
O festival é realizado pela FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis), a ETEC (Escola Técnica Estadual), Sindicato Rural de Fernandópolis, SABESP e Proart’s e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura.
Participaram alunos do ensino fundamental, médio, técnico e de graduação de instituições públicas e privadas, de Fernandópolis e outras 11 cidades da região.
“Todos estão de parabéns, principalmente alunos, professores e demais envolvidos na produção dos vídeos. Questões importantes sobre preservação do Meio Ambiente e Cidadania foram trabalhadas de forma irreverente e criativa, e isso leva o jovem a ser estimulado a pratica las no dia a dia”, disse a prefeita.
Segundo Angelo Roberto Veiga, autor do projeto e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FEF, o objetivo é despertar o adolescente e o jovem para a importância de ter um meio ambiente saudável de maneira criativa e bem humorada. Os alunos são estimulados e orientados a criarem seus próprios vídeos caseiros, com até quatro minutos de duração, onde eles mesmos são os atores e diretores do filme que retratam um personagem na forma de um anti-herói chamado "Mané" que vivência diversas cenas do cotidiano, e no final, aprende com seus erros.
O coral da UNATI de Fernandópolis ficou responsável pela abertura e animação por conta da banda Bzynsk e do apresentador Marcos Paiva, do programa “Revista de Sábado” da TV TEM.
Também estiveram presentes Fábio Ricardo Rodrigues Fernandes, administrador judicial da Fundação Educacional de Fernandópolis, Antonio Carlos de Oliveira, gerente de Divisão da Sabesp em Fernandópolis, Rosângela Caparroz, representando a Delegacia Regional de Ensino, a secretária de Esporte, Lazer e Cultura Daise Duran e o presidente da Câmara Municipal André Giovani Pessuto Cândido.