Assessoria de imprensa
O dom de quem gosta de escrever é reconhecido pelo Mapa Cultural Paulista, que terá a sua fase estadual no próximo sábado, dia 18 de junho, com a Mostra Literária. Fernandópolis será representada pela apaixonada pelas letras Lorena Carla Furlan Rocha, que apresentará o seu poema “Melodia”, ela viaja para São Paulo com apoio da Prefeitura.
Lorena tem 19 anos de idade e participa pela primeira vez do programa. Ela disse que ficou sabendo da possibilidade de se inscrever pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura. “Escrevo desde os 13 anos, especialmente poesias e narrativas. Amei a possibilidade de poder participar do Mapa Cultural”.
Foram duas etapas até a fase estadual. Lorena foi selecionada primeiro no município, depois na fase regional, que aconteceu na cidade de Rubineia, no segundo semestre do ano passado.
“Eu não esperava ir para a fase estadual. Quando estive em Rubineia, consegui ler o trabalho dos outros participantes e vi que eram textos muito bons, com chances de chegar à final também. Fiquei surpresa e feliz com o resultado”, destacou Lorena, que está no último ano do curso de Letras e também é estagiária na Biblioteca Municipal de Fernandópolis.
A Mostra de Literatura da Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista acontece no próximo sábado, a partir das 13h, na biblioteca Parque Villa Lobos, em São Paulo-SP, com a participação de autores entre as diversas obras de qualidade produzidas no interior do estado de São Paulo.
Serão apresentados textos dos estilos Conto, Crônica e Poesia. Nesta edição 2015/2016, mais de 600 obras literárias participaram do Mapa Cultural Paulista que identifica e promove segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. O Mapa Cultural Paulista é um programa realizado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte.
Os seis selecionados de cada categoria (Crônica, Poesia e Conto, 18 no total) recebem o prêmio estímulo e o troféu "Mapa Cultural Paulista". Durante a solenidade na Biblioteca Parque Villa Lobos, atores realizam leituras das obras premiadas que também receberão destaque em um livro que contará com todos os textos participantes da fase final. Estes livros serão distribuídos em bibliotecas do interior do Estado. Além disso, cada selecionado receberá uma cota de dez exemplares.
O Mapa Cultural Paulista acontece desde 1995, e configurou-se como um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornar-se referência nacional.
Confira o Poema:
Melodia
Ouvindo-a
entendo agora
oavesso do avesso
daspalavras
Aumento-a
e compreendo a demora
do decifrar
o enigma das estradas
como se fosse...
...despedida.
É que carecemos de umadeus
para lembrar
da medida
da brusca
suavidade
de um beijo...
Percebo-a
nua
claramente
atônita
empoder
dosvícios
quedela
friamente
surgem
anos preocupar.
Eo som
otoque
osversos,
musicando
oar.
Lorena Carla