CAPACITAÇÃO

Creas e Conselho do Idoso capacitam motoristas do transporte público

Creas e Conselho do Idoso capacitam motoristas do transporte público

Publicada há 9 anos

Assessoria de imprensa



Os motoristas do transporte público municipal participaram de uma capacitação promovida pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o Conselho Municipal do Idoso, no dia 9 de junho, na Câmara Municipal, às 19h30. O intuito foi oferecer conhecimento para que a população idosa tenha um atendimento humanizado.


Os técnicos responsáveis pela capacitação falaram sobre a assistência aos passageiros idosos, cidadania no trânsito e os cuidados necessários para uma boa condução dos ônibus na cidade.

Com atividades práticas, as técnicas do Creas levaram os motoristas a experimentar as dificuldades enfrentadas por esses usuários na utilização do transporte público.


Os motoristas receberam orientações sobre as Leis do Estatuto do Idoso com relação ao transporte, e também dados sobre a população idosa em Fernandópolis.

O encontro proporcionou reflexão sobre os desafios que os idosos enfrentam ao subir os degraus do ônibus, do tempo levado ao entrar no veículo até chegar ao assento, da mobilidade, visão e audição reduzida.


Os motoristas disseram que, por meio das atividades desenvolvidas, se sentiram como um idoso, e que isto refletirá no serviço prestado e também em suas vidas no dia a dia.


No Creas, o serviço responsável pelos idosos vítimas de violações de direitos é composto pelas técnicas Natasha de Oliveira Silva, que é psicóloga, Ana Karina Souza de Morais, assistente social, e Rosana Cristina de Matos Cerosi, psicóloga monitora do serviço.


Graciano José Ribeiro, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Fernandópolis, ressaltou que foi fundamental a colaboração da empresa Auto Viação Jauense, por meio do responsável pela filial de Fernandópolis, o encarregado operacional Rodney de Oliveira Martins, que apoiou a participação dos motoristas na capacitação.





últimas