PREVENÇÃO

Campanha para detectar hepatite acontece no dia 25

Campanha para detectar hepatite acontece no dia 25

Serão realizados testes gratuitamente, para detectar focos de hepatite; O público-alvo é composto por pessoas com idade acima de 40 anos ou que tenham tatuagens

Serão realizados testes gratuitamente, para detectar focos de hepatite; O público-alvo é composto por pessoas com idade acima de 40 anos ou que tenham tatuagens

Publicada há 9 anos



Assessoria de Imprensa


A campanha de detecção do vírus da Hepatite C, promovida pelos três Rotarys de Fernandópolis – Fernandópolis, “22 de Maio” e Nova Era, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) acontece no dia 25 de junho, das 8h às 12h, na praça Joaquim Antônio Pereira, Centro da cidade.


Serão realizados testes gratuitamente, para detectar focos de hepatite. O público-alvo é composto por pessoas com idade acima de 40 anos ou que tenham tatuagens.


Caso o resultado do exame realizado durante a campanha seja positivo, a pessoa será encaminhada para fazer um novo teste que confirmará a doença.

Na ocasião, outras atividades também serão realizadas no evento como: exame de anemia, massagem de relaxamento, aula de zumba, orientação sobre uso de medicamentos, aferição de pressão arterial e outras.

Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde no telefone (17) 3465 0566.


A doença


Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem, muitas vezes descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois.


O tipo C é um dos mais comuns e é considerado o pior deles.

De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo está infectada com os vírus para hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. No Brasil, existe cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde.


A doença é causada pelo vírus C, sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, no caso de trabalhadores na área da saúde, ou por meio de drogas injetáveis. A transmissão de mãe para filho é rara, cerca de 5%, ocorre no momento do parto. A maioria dos estudos não conseguiu comprovar a transmissão por contato sexual.

últimas