SECOM
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Fernandópolis realizará entre os dias 06 a 09 de agosto o ‘2º Seminário Sobre Álcool’. Os encontros terão início sempre às 08h, com término às 17h, no anfiteatro da paróquia Nossa Senhora Aparecida.
O seminário, que visa atender toda rede de proteção integral à infância e adolescência, tem como objetivo capacitar os colaboradores da rede para o enfrentamento dos desafios da prevenção, promoção e tratamento do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas, bem como suas consequências no contexto familiar e social, contando com uma proposta de capacitação modulada em dependência química, realizada pelos autores do livro “Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas.
CRONOGRAMA
DIA 06 - Avaliação inicial: identificação, triagem e intervenção mínima para uso de sustâncias. Diagnóstico e Psicofarmacologia do uso de SPA, ministrada por Daniel Cruz Cordeiro
Dia 07 – Crianças e Adolescentes: características e especialidades desta população, planejamento e direcionamento de intervenções e assertividade. Organização da rede de atendimento à dependência química – principais pontos da organização de serviços voltados à prevenção e ao tratamento do transtorno por uso de substâncias. Palestrante: por Daniel Cruz Cordeiro.
Dia 08 – Intervenções familiares – modelos de tratamento existentes com famílias, dinâmica e funcionamento do sistema familiar; manejo e intervenções familiares em diferentes settings. Especialidade do contexto familiar – orientação, atendimentos clínicos e intervenção breve familiar. Dinâmica de grupos e atividades clínicas aplicadas ao uso de substâncias. Palestrante: Roberta Payá.
Dia 09 – Terapia Cognitiva Comportamental das Habilidades Sociais e de Enfrentamento de Situações de Alto Risco. O papel da equipe interdisciplinar na dependência química disciplina: Prevenção ao uso nocivo de substâncias focado no indivíduo e no ambiente. Palestrante: Neide A. Zanelatto.
COMO PARTICIPAR
As inscrições estão abertas somente para funcionários atuantes na rede de proteção integral à infância e adolescência de Fernandópolis, até que seja completado o número de 200 vagas, pelo site: www.eventbrite.com