CONQUISTAS

Paratleta se destaca no esporte representando município

Paratleta se destaca no esporte representando município

Com um currículo recheado de medalhas, ela já chama atenção em todo país

Com um currículo recheado de medalhas, ela já chama atenção em todo país

Publicada há 4 anos

Maratona do Rio de Janeiro – 2° Lugar / Junho 2019

Por Jorge Pontes

A paratleta Suelen Mec, 30 anos, é natural de Votuporanga, mas atualmente é moradora de Jales. No entanto se engana quem pensa que ela representa essas cidades em suas participações no atletismo.

Com um currículo recheado de medalhas, ela já chama atenção em todo país com conquistas e mais conquistas representando a vizinha cidade de Fernandópolis, que fica justamente entre as outras duas, Jales e Votuporanga. 

Em competições oficiais é somente uma iniciante embora já tenha tantas medalhas. Ela compete há apenas 1 ano na categoria T13, baixa visão e ela compete oficialmente há apenas um ano. Um paradoxo em relação a nenhuma das duas cidades terem enxergado seu potencial para representá-las no esporte nacional.

Já diz a célebre frase popular “o pior cego é aquele que não quer ver”, mas vamos nos ater aos fatos, Suelen Mec começou há dois anos por hobby, no entanto começou a evoluir e se destacar nas provas de rua. Jeferson Falch, Educador Físico fernandopolense, foi o primeiro a enxergar e investir na paratleta. 

Com apoio da assessoria do Time Run e da AFERCAN (Associação Fernandopolense de Ciclismo Atletismo e Natação), começou a participar de provas de pista e conseguiu classificação pelo comitê paralímpico brasileiro.

A atleta falou com a nossa reportagem sobre o início no esporte, as primeiras dificuldades, as conquistas e as metas para a sequência do ano.

“O esporte entrou de forma bem natural, eu tinha o desejo de aprender a correr como um hobby, e a partir do pontapé inicial eu comecei a me dedicar bastante, a evoluir nos treinos e a me destacar nas provas de rua, até mesmo nas categorias convencionais”. Suelen também contou sobre suas metas para este ano, “meus novos desafios começam esse final de semana que eu estarei participando da maratona de Florianópolis e depois em setembro eu vou participar da Final do Circuito Loterias Caixa Nacional que será realizado novamente no Comitê Paralímpico Brasileiro”. Ela ainda ressaltou suas conquistas, “eu fico extremamente feliz com as conquistas e pelas oportunidades que o esporte me trouxe, é muito importante e foi fundamental para uma mudança pessoal. Com certeza eu acredito que a minha maior ambição hoje com o esporte é que com meu exemplo e com os meus bons resultados, que eu possa ser uma ponte para que outras mulheres que tenham deficiência possam olhar para mim e se inspirar para começar algo novo, para que se dediquem, tenham superação, sejam motivadas”, disse.

Loterias Caixa SP - Comite Paralímpico/ Fevereiro 2019

últimas