PROJETO
Fernandópolis adere programa ‘Parcerias Municipais’
Fernandópolis adere programa ‘Parcerias Municipais’
Secretário de Planejamento Municipal participou de lançamento do projeto promovido pelo governo do Estado.
Secretário de Planejamento Municipal participou de lançamento do projeto promovido pelo governo do Estado.
SECOM
Recentemente, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Fernandópolis, Marcelo Nossa, esteve em visita à capital paulista, no Palácio dos Bandeirantes, participando da apresentação oficial do projeto ‘Parcerias Municipais’, que tem como principal proposta a redução das desigualdades entre os 645 municípios de São Paulo.
O Programa consiste em um trabalho de cooperação entre o Estado e os Municípios paulistas para melhorar a execução de políticas públicas em cada cidade, sempre respeitando suas peculiaridades, desafios e vocações.
O objetivo do ‘Parcerias Municipais’ é investir no desenvolvimento regional para aumentar a competitividade dos municípios paulistas, para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e a redução de desigualdades regionais. A ideia central é que os prefeitos tenham metas para cumprir nessas áreas estratégicas e que, a cada resultado positivo atingido, a cidade receba uma bonificação financeira vinda do governo estadual para aplicar nessas mesmas áreas premiadas.
Mediante os benefícios apresentados, Fernandópolis já aderiu o programa e se prepara para alcançar os objetivos. Até dezembro, a expectativa é que os municípios participantes desenvolvam um cronograma de metas, com a situação atual e o alvo desejado, façam um plano de ação com entregas e prazos, além de apresentarem quais serão as responsabilidades do estado e do município.
Em abril de 2020, está prevista a primeira avaliação das entregas e resultados. Nesse primeiro processo, serão desenvolvidas melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança pública.
“É um projeto de grande importância e que contribuirá de maneira significativa para o crescimento de Fernandópolis e demais municípios do Estado, promovendo uma troca de experiências, aprendizados e dando igualdade de condições a todos”, comentou Marcelo.
AÇÕES DO PROGRAMA
O Programa têm cinco pilares para alcançar os seus objetivos:
*Concentração de esforços nos principais problemas dos municípios
*Trabalho em redes e cooperação regional
*Aumento de investimentos na infraestrutura municipal
*Disseminação e compartilhamento de tecnologia
*Pactuação de resultados
RESULTADOS ESPERADOS
Aliança efetiva com o Estado e os Municípios para melhoria do desempenho
Integração de ações e recursos em torno da superação de desafios compartilhados
Desenvolvimento regional a partir da elaboração de projetos estruturantes
Compartilhamento de conhecimento e boas práticas entre os municípios
Acordos de parceria para execução de planos de ação, iniciativas e incentivos