POLÍTICA FERNA

Brotam as primeiras pré-candidaturas na entressafra eleitoral

Brotam as primeiras pré-candidaturas na entressafra eleitoral

Publicada há 9 anos

Por João Leonel 


Há muito tempo até as eleições de outubro, quando os candidatos, aí sim oficiais, colherão seus votos junto ao eleitorado. São diversos os nomes especulados nos bastidores políticos em Fernandópolis, personagens de uma história cujo enredo se mantém desconhecido. 


Ainda limitados ao papel de "possíveis candidatos", começam a ganhar seus "15 minutos de fama" através de pré-candidaturas. Com provável variação de cenário, tudo o que vem sendo ventilado atualmente é tratado apenas como "apostas partidárias". 


Seguindo os preceitos que indicam haver fogo ao mínimo sinal de fumaça, as fogueiras das vaidades, sigla a sigla, partido por partido, acendem o sinal verde para a movimentação dos agrupamentos da política fernandopolense. Como antecipou esta semana o portal online deste "O Extra.net", Carlos Cabral, ligado ao setor da Educação, seria a "bola da vez" pelos lados tucanos. Com a negativa de Paulo Okuma, também divulgada no site deste jornal - www.oextra.net -, o PSDB tem em Cabral seu "nome mais forte", porém, trabalha com outras variáveis: Rodrigo Ortunho, Flávia Rezende e Maiza Rio são "cartas na manga". 


O PMDB, levado pela locomotiva do advogado Ricardo Franco, um dos primeiros pré-candidatos desta entressafra eleitoral, cujo nome foi avalizado pelo deputado estadual Itamar Borges, saiu na frente e já conta, inclusive, com apoio de outros partidos, como o PSC, capitaneado pelo vereador Rogério Chamel, integrante da atual legislatura na Câmara Municipal. 


Ao falar do Legislativo, seu presidente, André Pessuto, é o nome do DEM, partido que recentemente contou com a presença do secretário da Habitação, Rodrigo Garcia, durante reunião política em Fernandópolis. O DEM se prepara para a disputa majoritária em busca da "cabeça de chapa", por isso, Pessuto surge com força e é o natural pré-candidato do Democratas. 


O ex-presidente do Fefecê, Jerri Falcão, é outro pré-candidato. Sem qualquer definição, a ideia de uma ampla "pesquisa de opinião" foi lançada, e, ao que tudo indica, tende a ser o termômetro do pleito que se aproxima. 


Ao cenário pré-desenhado, os nomes de Henri Dias, Renato Colombano, Jeder Rissato, Carlos Lima, Gustavo Pinato, Cida Pessoto e, quem sabe alguns "intrusos", devem figurar entre as "possibilidades" que serão filtradas pela cirúrgica "intenção de voto" a ser mapeada. 


A atual prefeita Ana Bim e seu vice, José Carlos Zambon, são os portadores das principais decisões a serem tomadas. Partirá deles o pontapé inicial deste jogo político.

últimas