GIRO ELEITORAL

Voto é facultativo para 8.758 eleitores na região

Voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para quem tem 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos

Voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para quem tem 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos

Publicada há 10 anos

Voto é facultativo para 8.758 eleitores na região

A obrigatoriedade do voto no Brasil vem desde 1932,com a edição do Código Eleitoral daquele ano, sendo reiterada pela Constituição Federal de 1988



Por Breno Guarnieri


Dos 74.283 eleitores da região de Fernandópolis, 8.758 não têm obrigatoriedade de votar por terem entre 16 e 17 anos ou mais de 70 anos, ou seja, seu voto é facultativo. Os dados são de junho deste ano e foram divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Já a maior fatia entre o eleitorado é composta pelos eleitores que têm de 25 a 59 anos.


Segundo apurou a Reportagem de “O Extra.net” junto aos cartórios da 302ª Zona Eleitoral (regional: Guarani d’Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Ouroeste e Pedranópolis) e da 150ª Zona Eleitoral (local), o dado é expressivo dentro do universo de eleitores, pois esse número pode alterar significativamente o resultado de uma eleição.


Dados

O voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para quem tem 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas. Atualmente existe, no Brasil, um total de 142.822.046 eleitores. Desse total, 480.044 têm 16 anos, 1.158.707 estão com 17 anos, 7.020.649 têm de 70 a 79 anos e 3.804.161 estão acima dos 79 anos. Os analfabetos são 7.389.545 milhões. Com isso, o número de eleitores cujos votos são facultativos chega a 19.853.106.


Obrigados

Os eleitores que são obrigados a votar e não comparecerem às urnas por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição) podem ter o título cancelado. Sem o documento, o eleitor fica impedido, por exemplo, de contrair empréstimos em instituições financeiras governamentais, tirar passaporte e tomar posse em cargo público, caso seja aprovado em concurso.

últimas