SAÚDE
AME e Rede Lucy de Fernandópolis e a prevenção de HIV e AIDS
AME e Rede Lucy de Fernandópolis e a prevenção de HIV e AIDS
Palestra sobre o Dezembro Vermelho abordou a conscientização de doenças sexualmente transmissíveis
Palestra sobre o Dezembro Vermelho abordou a conscientização de doenças sexualmente transmissíveis
Da Redação
O AME e o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis, promoveram nesta quarta-feira, 11, uma palestra direcionada aos colaboradores sobre a conscientização de doenças sexualmente transmissíveis, elucidando o “Dezembro Vermelho: Prevenção ao HIV/ AIDS”.
Ministrada pelo Médico Infectologista Dr. Márcio César R. Gaggini, no anfiteatro das unidades, teve o objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção em relação ao HIV e AIDS. “Falar sobre o assunto, traz à tona a importância de cuidados que todos sabem, mas não praticam”, ressalta o médico.
A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas em 2017, 940 mil pessoas morreram de causas relacionadas ao HIV e 1,8 milhão foram infectadas pelo vírus, isso equivale a 5 mil novos casos todos os dias.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é causada pelo vírus da imunodefiência humana (HIV). Ele é mais comumente transmitido durante a relação sexual sem uso de preservativo e pela troca de fluidos corporais. O contágio também pode acontecer durante a gravidez, no parto, em transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, pela amamentação e por compartilhamento de agulhas contaminadas.
Fonte: Imprensa OS Santa Casa de Andradina