SAÚDE

"Mais Acesso" intensifica ações de Saúde das Mulheres

"Mais Acesso" intensifica ações de Saúde das Mulheres

Projeto da Prefeitura desenvolve ações de Saúde às Mulheres de Fernandópolis

Projeto da Prefeitura desenvolve ações de Saúde às Mulheres de Fernandópolis

Publicada há 4 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

O Município de Fernandópolis foi contemplado com o projeto “Agenda Mais Acesso, Cuidado, Informação e Respeito à Saúde das Mulheres- Agenda Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva (SSSR)”. Entre os objetivos do ‘Agenda Mais Acesso”, uma das prioridades é organizar os processos de trabalho na Atenção Básica, considerando a mulher desde a infância até a fase da terceira idade; organizando ações de educação em saúde para adolescentes junto ao programa Saúde na Escola; e incluir a população da Unidade Básica de Saúde (UBS) no planejamento, execução e avaliação das ações que visam o bem estar das mulheres.

Com essa iniciativa, a proposta é fazer com que as ações do projeto também ocorram de forma que atenda todos os setores da cidade, com formação de grupos de apoio formados nas seguintes áreas: Educação (escolas com jovens), Secretaria da Assistência Social e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), representantes da Sociedade Civil (Conselho/Associações), sendo multiplicadores dentro de suas equipes, ampliando assim a promoção de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva para a população.

O grupo inicial em Fernandópolis é formado por uma equipe de especialistas: sendo elas: enfermeiras Selma Assunção, Lívia Moreira, Vandalice Clara e Viviane Carla Domingos, Diretora da Atenção Básica do município. O projeto tem como proposta, desenvolver, ampliar as ações e promover melhorias. A ação também conta com a participação da articuladora estadual da Atenção Básica, Eunice da Silva.

TRABALHOS EXECUTADOS

Dentre as ações que estão sendo executadas pelo município nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que são propostas pela ‘Agenda Mais Acesso’, estão: a Linha de Cuidado da Gestante e o Pré-Natal do Parceiro, intensificação da vacinação contra HPV e Hepatite B, além dos testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C), atividades coletivas sobre os temas relacionados à saúde sexual, envelhecimento, climatério e andropausa, já iniciadas em todas as Unidades de Saúde.

TRABALHOS AGENDADOS

Outras ações/metas programadas para o  Agenda Mais Acesso e que serão desenvolvidas de forma gradativa, são: organizar os processos de trabalho na Atenção Básica, considerando a mulher desde a infância até a terceira idade; organizar ações de educação em saúde para adolescentes junto ao programa Saúde na Escola; qualificar os profissionais da Atenção Básica em Saúde para realização dos testes rápidos e inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre ambulatorial, incluir a população da Unidade Básica de Saúde (UBS) no planejamento, execução e avaliação das ações que visam o bem estar das mulheres, das pessoas com deficiência e outros grupos da sociedade.

PARTICIPAM INTEGRALMENTE

Para cumprir as prerrogativas exigidas, o município desenvolve as ações por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),Centro de Atendimento a Doenças Infecto Contagiosa e Parasitária (CADIP), Vigilância Epidemiológica (VE),Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Universidades.

últimas
as mais lidas