SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
O Município de Fernandópolis foi contemplado com o projeto “Agenda Mais Acesso, Cuidado, Informação e Respeito à Saúde das Mulheres- Agenda Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva (SSSR)”. Entre os objetivos do ‘Agenda Mais Acesso”, uma das prioridades é organizar os processos de trabalho na Atenção Básica, considerando a mulher desde a infância até a fase da terceira idade; organizando ações de educação em saúde para adolescentes junto ao programa Saúde na Escola; e incluir a população da Unidade Básica de Saúde (UBS) no planejamento, execução e avaliação das ações que visam o bem estar das mulheres.
Com essa iniciativa, a proposta é fazer com que as ações do projeto também ocorram de forma que atenda todos os setores da cidade, com formação de grupos de apoio formados nas seguintes áreas: Educação (escolas com jovens), Secretaria da Assistência Social e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), representantes da Sociedade Civil (Conselho/Associações), sendo multiplicadores dentro de suas equipes, ampliando assim a promoção de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva para a população.
O grupo inicial em Fernandópolis é formado por uma equipe de especialistas: sendo elas: enfermeiras Selma Assunção, Lívia Moreira, Vandalice Clara e Viviane Carla Domingos, Diretora da Atenção Básica do município. O projeto tem como proposta, desenvolver, ampliar as ações e promover melhorias. A ação também conta com a participação da articuladora estadual da Atenção Básica, Eunice da Silva.
TRABALHOS EXECUTADOS
Dentre as ações que estão sendo executadas pelo município nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que são propostas pela ‘Agenda Mais Acesso’, estão: a Linha de Cuidado da Gestante e o Pré-Natal do Parceiro, intensificação da vacinação contra HPV e Hepatite B, além dos testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C), atividades coletivas sobre os temas relacionados à saúde sexual, envelhecimento, climatério e andropausa, já iniciadas em todas as Unidades de Saúde.
TRABALHOS AGENDADOS
Outras ações/metas programadas para o Agenda Mais Acesso e que serão desenvolvidas de forma gradativa, são: organizar os processos de trabalho na Atenção Básica, considerando a mulher desde a infância até a terceira idade; organizar ações de educação em saúde para adolescentes junto ao programa Saúde na Escola; qualificar os profissionais da Atenção Básica em Saúde para realização dos testes rápidos e inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre ambulatorial, incluir a população da Unidade Básica de Saúde (UBS) no planejamento, execução e avaliação das ações que visam o bem estar das mulheres, das pessoas com deficiência e outros grupos da sociedade.
PARTICIPAM INTEGRALMENTE
Para cumprir as prerrogativas exigidas, o município desenvolve as ações por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),Centro de Atendimento a Doenças Infecto Contagiosa e Parasitária (CADIP), Vigilância Epidemiológica (VE),Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Universidades.