Equipe Afercan que representou Fernandópolis na Maratona de Uberlândia
Por Breno Guarnieri
Mais de 1,4 mil atletas participaram da Maratona Nilson Lima, no último domingo (3), em Uberlândia/MG. A prova fez homenagem para o atleta uberlandense que já rodou o mundo correndo e divulgando o nome daquela cidade. A oportunidade contou com a presença de atletas da Afercan (Associação Fernandopolense de Atletismo, Ciclismo e Natação).
Além dos 42 quilômetros da maratona, houve também 5 quilômetros de corrida e caminhada, 10 em equipe de revezamento e 21 quilômetros da Meia Maratona. Atletas de várias partes do Brasil também participaram do evento.
De acordo com Humberto Cáfaro Filho, membro da Afercan, e que participou da Maratona na categoria de 50 a 59 anos, a experiência foi fantástica. “Estou satisfeito com o meu desempenho, fiquei na 15ª colocação, com um tempo de 1h50m27s. Foi minha segunda Meia Maratona, entretanto foi uma experiência única. O fato de viajarmos num grupo tão grande para uma prova tão distante proporcionou uma série de situações inusitadas. Primeiro foi o respeito imposto pela equipe, uniformizados e organizados fomos muito bem recebidos pela organização e demais competidores. Também foi imprescindível o treinamento desta vez sob a orientação do professor Jeferson Falchi, especialista em corrida, que permitiu que na segunda-feira eu já estivesse de volta aos treinamentos”, destacou.
Já André Campos, também membro da Afercan, que participou na categoria de 30 a 39 anos, sendo 50° na categoria e completou a prova com o tempo de 1h51m15s, o fato de a equipe ir até Uberlândia demonstra que, após a Maratona de São Paulo, os membros estão se empenhando cada vez mais nos treinamentos. “Em Uberlândia estávamos em 15 atletas, sendo que 2 foram pra correr os 42 km e os demais no desafio dos 21 km, que foi o meu caso. Foi a minha segunda Meia Maratona, na qual tenho que agradecer ao meu treinador Jeferson Falchi pelos treinos”, acrescentou.
Feminino
Fátima Cáfaro ficou em primeira na categoria de 50 a 59 anos e quinta colocada no geral feminino com o tempo de 1h45m. “Uma prova muito bem organizada com um grande número de atletas. A presença dos atletas da Afercan agitou a prova e a cidade. Considero meu tempo excelente graças à dedicação e empenho nos treinamentos. Subir no pódio foi uma sensação muito boa, pois estava ali representando a minha Fernandópolis”, destaca.
Já Edilza Marchini, oitava colocada na categoria de 40 a 49 anos e 24ª no geral feminino com o tempo de 1h56m, destacou à Reportagem que completou a prova sem qualquer dor ou sofrimento. “Terminei completamente inteira de corpo e alma. Orgulhosa do meu tempo”, finalizou.