DESTAQUES

Retrospectiva 2019: confira o que foi notícia no mês de abril

Retrospectiva 2019: confira o que foi notícia no mês de abril

Relembre as matérias mais marcantes de 2019 noticiadas por O Extra.net

Relembre as matérias mais marcantes de 2019 noticiadas por O Extra.net

Publicada há 4 anos

EXCLUSIVO: FERNANDOPOLENSE, FILHA DE ELISSANDRA HURTADO, EX-FEF, E PAULO DE SOUZA, ESTÁ DESAPARECIDA HÁ 7 DIAS NO MÉXICO

A arquiteta fernandopolense Isabella Hurtado de Souza, 26 anos, está desaparecida no México desde a última quarta-feira, 27. A informação foi confirmada por familiares e a ocorrência policial foi registrada na sexta-feira, 29. 

Ela teria saído, com dinheiro em espécie (peso mexicano), para comprar novos equipamentos para seu escritório de arquitetura. Segundo informações preliminares, Isabella dirigia uma moto nova, ano 2018 (marca e modelo não confirmados). Atualmente ela reside em Tepic.

Familiares da vítima já embarcaram para o país e devem chegar na tarde de hoje, segunda-feira, 01. A Polícia mexicana não dá maiores detalhes do caso e o Consulado Brasileiro no México está dando apoio aos familiares, inclusive com previsão de acompanhamento permanente de um oficial.

NATURAL E FILHA DE FERNANDOPOLENSES

Isabella Hurtado de Souza é natural de Fernandópolis, filha de Elisandra Hurtado, que trabalhou na Fundação Educacional de Fernandópolis-FEF, com o empresário Paulo de Souza, o popular Paulinho da Gráfica Bom Jesus.


OFICIAL: PSICÓLOGA DE INDIAPORÃ FALECEU NO LOCAL ; OUROESTENSE EM ESTADO GRAVÍSSIMO

As amigas Carla e Kátia que vítimas do acidente. Foto: redes sociais.

Agora é oficial! A psicóloga que faleceu no acidente ocorrido há pouco é Carla Mendonça, 40 anos, residente em Indiapora. 

A outra mulher,  socorrida em estado grave é Kátia Cristina Caldeira, 42 anos, residente em Ouroeste que foi socorrida na Santa Casa de Fernandópolis. A unidade médica não quis informar o estado de saúde, mas familiares confirmaram agora,  às 23h15, após a postagem inicial da matéria, que ela encontra-se em estado gravíssimo,  porém com vida.

Tal informação contraria a inicialmente veiculada e assim que a Assessoria de imprensa da Santa Casa se pronunciar atualizaremos a matéria. 

O ACIDENTE 

Confiram a matéria postada anteriormente:

A psicóloga Carla Ribeiro Mendonça,  com 40 anos, faleceu no final da tarde de hoje, sábado, 20, vítima de um acidente automobilístico ocorrido na rodovia Antônio Alduino,  nas proximidades do trevo de acesso da Vila Sol,  Distrito de Populina. 

As informações ainda são preliminares e extraoficiais,  mas outra pessoa envolta no acidente foi socorrida por uma unidade de resgate do Samu em estado grave. Outras três tiveram ferimentos leves.

Um dos veículos envolvidos na colisão é uma caminhonete. 

A Polícia Científica de Fernandópolis esteve no local e em breve deve divulgar um Laudo que deve apontar para a causa do acidente. 


PAI E FILHO MORREM, JUNTOS, AFOGADOS EM MIRA ESTRELA

Informações ainda não oficiais indicam que mais uma tragédia ocorreu neste final de semana.

Pai e filho, ambos residentes em São José do Rio Preto, foram vítimas de afogamento, num rancho situado no condomínio Recanto do Tamburi. 

Informações de testemunhas indicam que o filho, de 17 anos, teria enroscado o pé em algo no fundo do rio e começado a se afogar e debater. O pai, de 41 anos, tentou salvar o filho e ambos acabaram falecendo. 

Uma equipe do Samu esteve no local e acabou atestando a morte de ambos.

Mais informações neste site à qualquer momento e em nossas edições diárias impressas.


OFICIAL! OPERAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTÁ RELACIONADA À VENDA DE VAGAS NO VESTIBULAR PARA MEDICINA

A operação policial ocorrida na manhã de hoje, sexta-feira, 12, em Fernandópolis, é decorrente da "Operação Asclépio" (na mitologia grega e na mitologia romana, é o deus da medicina e da cura). 

Ela foi desencadeada simultaneamente em Presidente Prudente, onde quatro pessoas foram presas. Informações oficiais da Polícia Civil confirmam que o total de prisões foi de 17, embora ainda não tenhamos os nomes e os domicílios dos acusados.

O objetivo foi apurar denúncia de um eventual esquema de fraude no vestibular para medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em abril de 2017. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os crimes de organização criminosa, estelionato e falsificação de documento público e descobriu-se que integrantes do esquema “cobrava” entre R$ 80 mil e R$ 120 mil por vaga – negociados de forma parcelada ou até mediante permuta de bens e imóveis

“Com o avanço das diligências, apurou-se a constituição de sofisticada organização criminosa composta de três grupos, todos interligados: Grupo familiar; Grupo dos captadores e vendedores de vagas; e Grupo de intermediários na Universidade Brasil", cita a Polícia.

Para a Polícia, o primeiro grupo, comandando pelo cabeça do esquema, coordenava todas as ações, “se valendo dos trabalhos de vários subordinados (seus familiares)”.

O segundo grupo surgiu da necessidade de se captar “vendedores de vagas”, por conta do alto número de alunos, só os familiares do articulador do esquema não teriam condições de atender toda a “oferta de vagas” em universidades particulares e a procura de interessados.

FERNANDÓPOLIS

O envolvimento do campus local da Universidade Brasil deriva da participação de pessoas integrantes do esquema criminoso terem agidos em certames do vestibular de Medicina recentemente. Uma estudante residente na cidade teve sua residência como objeto de um dos Mandados de Busca e Apreensão, sendo recolhidos documentos físicos pelos policiais.* 

Duas pessoas foram presas temporariamente em Fernandópolis, mas segundo a Polícia elas não trabalhavam na universidade e, sim, faziam parte da quadrilha. A polícia diz que, essas pessoas eram consideradas integrantes desta organização criminosa.

A Vunesp, organizadora dos processos seletivos, informou que está colaborando com as investigações e, inclusive, encontrou "inconsistências" em fichas de identificação de vestibulando, que possibilitou a orientação das investigações.

NÚMEROS DA OPERAÇÃO

A operação contou com a participação de 350 policiais civis, que tiveram apoio de policiais de Minas Gerais e promotores do Estado de São Paulo.

Foram cumpridos 55 mandados de busca e apreensão – 13 em Presidente Prudente – e 17 de prisões temporárias.

Em Presidente Prudente foram apreendidos documentos, dinheiro em espécie, cheques, motocicletas e veículos de luxo.

Nem a Polícia Civil nem o Ministério Público informaram, ainda, quantas pessoas poderiam ter sido beneficiadas pelo esquema. O valor total do dinheiro apreendido também não foi divulgado.

DO OUTRO LADO

A Fundação Educacional do Município de Assis-FEMA divulgou Nota Oficial afirmando que todo o processo do vestibular para o curso de Medicina da FEMA é organizado e aplicado por funcionários da Fundação Vunesp.

"Sobre o processo de 2017, a FEMA descobriu inconsistências no reconhecimento dos candidatos, informou à Polícia e abriu, imediatamente, um processo administrativo interno para averiguação dos fatos. Os envolvidos tiveram suas matrículas canceladas, reforçando o compromisso da instituição com os processos legais", declarou colocando-se à disposição da comunidade e da Polícia para mais esclarecimentos.

A Fundação Vunesp, também emitiu Nota Oficial relatando "que mantém sempre atualizados os seus procedimentos de segurança, entre eles identificação datiloscópica e gravação de imagens, para garantir a lisura de todos os vestibulares realizados. O caso específico da matéria em questão está sendo conduzido pela Polícia Civil/SP”.


ENGENHEIRO MORRE APÓS CAPOTAR SAVEIRO ENTRE MIRA ESTRELA E INDIAPORÃ

Na manhã desta terça-feira, 16, Anivaldo Tofolli, 53, anos, morreu após capotar uma  VW Saveiro, próximo a Ponte do Pádua Diniz, vicinal entre Indiaporã e Mira Estrela.

A vicinal, que liga Mira Estrela e Indiaporã, possui muitas curvas, e já aconteceu diversos acidentes na mesma rodovia. Segundo a polícia, o motorista teria perdido o controle da direção, saindo da pista e capotando o veículo várias vezes até parar às margens de um braço do rio Grande.


FALECE O MECÂNICO JOSÉ CARLOS DE SOUZA, O POPULAR "PITICO". ELE HAVIA SIDO VÍTIMA DE DERRAME ANO PASSADO

Faleceu na manhã desta segunda-feira, 01, o mecânico José Carlos de Souza, popularmente conhecido como "Pitico".

Ele estava internado na Santa Casa de Fernandópolis desde ontem, quando passou mal e foi socorrido, sendo conduzido até àquela unidade. Informação extra-oficial indica que ele teria sofrido um ataque cardíaco.

Pitico se recuperava de um derrame ocorrido no segundo semestre do ano passado. Após vários dias internados, acabou se salvando e passava por processo de reabilitação em sua residência. Ela tinha recuperado parte de seus movimentos e planejava voltar ao trabalho no meio deste ano.

A previsão é de que o velório aconteça hoje, à partir das 14h00, sendo que o sepultamento está agendado para às 09h00 de amanhã, no cemitério local.


KÁTIA CALDEIRA VÍTIMA DE ACIDENTE, SERÁ SEPULTADA AMANHÃ, ÀS 10H00

O corpo de Kátia Caldeira, a segunda vítima fatal do acidente ocorrido no feriadão de Páscoa, será velado na noite desta terça-feira, 23, e, após, sepultado amanhã, às 10h00, no cemitério da Saudade, em Ouroeste. 

O corpo foi liberado somente hoje, devido aos exames periciais, e o transporte de São José do Rio Preto para Ouroeste já foi providenciando. 

A cuidadora de idosos faleceu aos 42, deixando dois filhos: Luana, com 14 anos e Mateus com 18. Seu ex-marido também reside em Ouroeste. 

HISTÓRIA 

Kátia Caldeira  faleceu em São José do Rio Preto, no domingo, 21, para onde foi transferida da Santa Casa de Fernandópolis.

Ela foi encaminhada para uma unidade hospitalar de lá com objetivo de realizar procedimentos cirúrgicos na cabeça, mas a equipe médica acabou declarando morte.

Ela é a segunda vítima fatal do acidente ocorrido nas proximidades do trevo de acesso da Vila Sol. 

No local faleceu a psicóloga Carla Mendonça, 40 anos, residente em Indiapora. Ela foi sepultada naquela cidade.

Outras três pessoas tiveram ferimentos, sem riscos se vida.

Um dos veículos envolvidos na colisão foi uma caminhonete.

INVESTIGAÇÃO 

A Polícia Científica de Fernandópolis esteve no local e em breve deve divulgar um Laudo que deve apontar para a causa do acidente. 

Há uma linha de investigação que verifica a possibilidade se substituição do condutor da caminhonete. 


PERSONAL TRAINER É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO


 Uma atuação em campo da Polícia Civil de Santa Fé do Sul, com o apoio da Delegacia Seccional de Polícia de Jales e Polícia Militar de Santa Fé do Sul proporcionou a prisão de R.N., 22 anos, personal trainer em academias do município, responsável por um verdadeiro “delivery de drogas” que funcionava 24 horas por dia e abastecia principalmente universitários moradores de diversas localidades, inclusive de outros estados.

Há algumas semanas o Setor de Investigações passou a receber informações no sentido de que R.N. seria o principal fornecedor de drogas para universitários durante o horário de aula, em academias onde presta serviços e também na sua residência. Em razão dos fatos, os policiais civis passaram a observar o investigado e, no final da tarde de sexta-feira, foi constatado uma movimentação muito intensa de usuários de drogas na residência do investigado.

Por isso, policiais militares abordaram V.E.N., 34 anos, conhecido nos meios policiais por ser viciado em drogas, logo após ter sido observado adquirindo drogas de R.N.. Em poder de V.E.N. apreenderam as drogas que adquiriu do investigado.

Durante a gravação de imagens do local e observação do investigado, foi possível notar diversas pessoas adquirindo drogas, sendo que a Polícia Civil de Santa Fé do Sul está identificando e contatando essas pessoas para esclarecerem os fatos. 

De acordo com o delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge, no momento que ocorreu o ingresso de policiais na residência do investigado, os policiais civis apreenderam dinheiro e cinco porções de maconha totalizando aproximadamente cinquenta gramas, além das drogas que teria vendido para V.E.N.. 


EX-VEREADOR MORRE NA SANTA CASA POR DENGUE HEMORRÁGICA

O ex-vereador de Rio Preto Alcides Zanirato, 66 anos, morreu por volta das 11h30 desta segunda-feira, 29, na Santa Casa, onde estava internado há pelo menos duas semanas. De acordo com o diretor do hospital, Nadim Cury, o ex-vereador morreu em decorrência de complicações da dengue hemorrágica. 

Zanirato, que era advogado e contador, teve intensa atuação política em Rio Preto, onde foi vereador, presidente do Legislativo - 1999 a 2000 - e secretário de Esportes durante governo anterior do prefeito Edinho Araújo (MDB).

O ex-vereador foi ainda diretor do Procon e presidente do América Futebol Clube. Ainda não foram divulgadas informações pela família do local do velório e do sepultamento.


FALECIMENTO DE PASTOR COMOVE REDES SOCIAIS

O falecimento do pastor Marcos Orati, com 38 anos, ocorrido neste domingo, 07, vitimado por um câncer,  provocou reações de homenagens nas redes sociais (vide abaixo).

Líder da comunidade Luz para os Povos, em Fernandópolis, e articulista, por vários anos, do jornal O Extra.net, Orati será velado a partir das 17h00, no templo religioso e o sepultamento será amanhã, às 15h.

HOMENAGENS 

Advogado Henri Dias 

Prefeito André Pessuto

Jornalista Reginaldo Gouveia do Prado

Vice-prefeito Gustavo Pinato

VEREADOR João Pedro da Caixa


JORNALISTA Cássio Araújo

 


últimas
as mais lidas