DE PAI PRA FILH

Conheça 18 doenças que ocorrem na infância

Conheça 18 doenças que ocorrem na infância

Principais problemas de saúde que podem surgir na infância

Principais problemas de saúde que podem surgir na infância

Publicada há 7 anos



Só de ver os filhos com dor, com febre, angustiados ou amuados, os pais já ficam com o coração apertado. E nesses momentos, é importante estar bem informado sobre os sintomas, formas de diagnóstico e tratamentos das doenças comuns na infância. Por isso, fizemos uma seleção que indicam os principais problemas de saúde que podem surgir na infância:


Febre

1 – Quando a temperatura das crianças começa a aumentar, a gente se preocupa mesmo: ela pode ser o sinal de muitas doenças. Mas ela mostra que o corpo está lutando contra aquilo que está deixando ele doente. Saiba o que você deve e o que você não deve fazer quando seu filho está com febre.

Nariz

2 – De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 20 milhões de pessoas são asmáticas no Brasil. E quem tem filho com asma sabe como esse problema pode incomodar. Por isso, vale saber 5 formas de evitar a asma infantil.

3 – A rinite é a doença crônica que mais afeta crianças e adultos em todo o mundo.Quando não tratada, ela pode causar outras enfermidades. E isso pode resultar na piora do desempenho escolar.

Intestino

4 – Encoprese é uma palavra associada tanto às crianças que seguram demais o cocô quanto aos pequenos escapes, que sujam a calcinha ou a cueca. Procuramos entender melhor o que é isso.


Esôfago

5 – Principalmente antes dos seis meses de idade, o refluxo é muito comum nos bebês. Ele atinge 50% das crianças e, por isso, deve ser sempre um assunto de extrema importância para os pais. Entenda mais sobre o refluxo e saiba a diferença entre o fisiológico e o patológico.

Garganta

6 – A tosse é mais comum em tempos secos pela facilidade que os vírus e as bactérias são transmitidos nessas condições. Por ser um dos sintomas mais comuns de variadas doenças, saiba suas características, causas, diferenças e possíveis tratamentos.

Respiração

7 – Ronco noturno, paradas respiratórias, sono agitado e respiração bucal são sintomas da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), que costuma afetar de 0,7% a 3% das crianças. Se o seu filho estiver roncando, leve-o ao médico.


Rins

8 – A insuficiência renal é uma doença grave que acomete também crianças e adolescentes, afetando o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Saiba dos sintomas que possam indicar a doença renal em crianças.

9 – Pedra dos rins é associada a adultos. É importante lembrar que crianças também podem ter pedra nos rins. Veja como identificar e tratar.

Dentição

10 – Passageiro ou não, o bruxismo é o hábito de apertar ou ranger os dentes inconscientemente, tanto de dia quanto de noite. Saiba mais sobre o hábito de bater os dentes.


Ouvido

11 – A otite é, hoje, a segunda ou primeira causa de procura de pais e mães ao pediatra e a maior causadora de prescrição de antibióticos para crianças. Com a dor, elas costumam ficar mais irritadas e agitadas o que é frequentemente confundido com a hiperatividade. Leia sobre as diferenças.

12 – Seu filho está ouvindo bem? Esta pergunta é de extrema importância, já que o diagnóstico precoce da perda de audição ajuda a não prejudicar o desenvolvimento da criança. Conheça as formas de perceber o problema, os tipos de perda de audição e o teste feito para diagnosticar.


Pele

13 – Cada vez mais, crianças menores de 12 anos estão frequentando clínicas pediátricas e de dermatologias à procura de tratamento para as espinhas. Saiba o motivo da acne não ser mais problema só de adolescentes.

14 – Nem toda mancha na pele, que coça e descama é micose. Mas os pais devem ficar atentos para conhecer os sintomas, o que é fundamental para saber a hora certa de procurar um médico para micoses em crianças.

15 – De repente, você olha para o seu filho e percebe que a pele dele está vermelha e irritada. Para ajudar, dê uma olhada no nosso guia para alergias de pele.

16 – O número de pessoas contaminadas com o vírus da catapora aumenta principalmente entre as crianças de até 10 anos, sendo que os casos da doença subiram 29% em 2015. Leia nossa matéria para saber como escapar das bolhas e erupções cutâneas.


Tireoide

17 – O hipotireoidismo acontece quando a glândula tireoide não consegue trabalhar o quanto deveria. Ganhar peso, crescer demais para a idade e histórico da doença na família são alertas para procurar um médico. Leia mais sobre os tratamentos e sintomas.


Colesterol

18 – O colesterol alto é mais frequente em adultos, mas está cada vez mais comuns que crianças tenham o problema. Por isso, é importante se atentar ao colesterol ruim, conhecido como LDL. Entenda as causas mais comuns e como tratar.

últimas