Imitação de pistola automática apreendida com falso policial
Da Redação
Um homem de 53 anos foi preso nesta quarta-feira, 8, por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Rio Preto por extorquir comerciantes do bairro São Deocleciano ao fingir ser um investigador da Polícia Civil. Ele exigia R$ 50 de pagamento por semana em troca de segurança contra os criminosos.
Segundo o delegado Wander Luciano Solgon, para intimidar os comerciantes, o falso policial entrava nos estabelecimentos comerciais com uma imitação de pistola automática presa à cintura e dizia que quem contribuísse financeiramente ficaria livre do risco de arrombamentos, furtos e assaltos.
Um dos comerciantes disse à DIG que chegou a pagar R$ 100 por semana para o falso policial. O golpe funcionou por dois meses até que uma vítima da extorsão resolveu denunciar o caso para Polícia Civil.
Após investigações, a equipe da DIG prendeu o falso investigador quando ele recebia dinheiro de um comerciante. A arma de brinquedo que ele usava foi apreendida.
Segundo o delegado, até o momento a Polícia Civil identificou oito vítimas do falso policial, mas as investigações prosseguem a fim de verificar se houve outras pessoas enganadas.
O falso policial é, na verdade, desempregado, sem antecedentes criminais. Ele foi levado à carceragem da DIG e vai responder pelos crimes de extorsão e simulação da qualidade de funcionário público.
Fonte: Diário da Região