PROBLEMAS
Moradores reclamam de água suja saindo das torneiras em Santa Fé do Sul
Moradores reclamam de água suja saindo das torneiras em Santa Fé do Sul
De acordo com o Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAE), diversos testes já foram feitos e a água está liberada para o consumo
De acordo com o Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAE), diversos testes já foram feitos e a água está liberada para o consumo
Água com cor escura preocupa moradores de Santa Fé do Sul
Da Redação
Moradores de Santa Fé do Sul reclamam da cor escura da água que está saindo das torneiras. Segundo eles, o problema acontece sempre no final da tarde e perdura há cerca de 30 dias
O pastor Eberson Artur, que mora no bairro São Francisco, afirma estar preocupado com a situação, pois não sabe se a água é prejudicial à saúde.
“Temos animais e crianças em casa. Não sabemos se podemos beber a água ou fazer comida. Fica bem complicado”, afirma Eberson.
Outra moradora que está sofrendo transtornos por causa da coloração da água é a professora Lucimara Garcia Muller. Ela é proprietária de uma escola de natação no município e precisou desmarcar aulas.
“Eu estou tendo prejuízo, porque tenho casos de duas mães que vieram me questionar se não havia o perigo de os filhos pegarem infecção de pele ou outra doença. Além disso, uma senhora veio e foi embora sem fazer a aula”, afirma Lucimara.
Escola de natação está sendo prejudicada por causa da cor da água em Santa Fé do Sul
De acordo com o responsável químico do Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAE) de Santa Fé do Sul, Roberto Carlos de Mello, diversos testes já foram feitos e a água está liberada para o consumo.
A SAAE ainda não sabe o motivo para a situação estar ocorrendo, mas suspeita que a estiagem registrada no ano de 2019 tenha influenciado diretamente na coloração da água.
“Se tiver excesso de metais na água, não que a quantidade esteja acima do limite da portaria, só que devido ao excedente, alguns produtos que jogamos na água, vai reagir e dar uma coloração amarela. O aspecto dela é imprópria, mas a água se considera potável”, diz Roberto.
Fonte G1