SAÚDE
Fernandópolis adere Campanha de Vacinação contra o Sarampo
Fernandópolis adere Campanha de Vacinação contra o Sarampo
Unidades de Saúde imunizarão crianças acima de 05 anos a partir da próxima segunda, 10
Unidades de Saúde imunizarão crianças acima de 05 anos a partir da próxima segunda, 10
SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
O sarampo é uma doença que voltou a preocupar no país e para evitar novos casos, diversas campanhas e orientações vêm sendo realizadas pela rede pública de saúde a fim de orientar à população sobre a importância da vacina, que é a principal medida de prevenção.
A partir da próxima segunda-feira, 10, até o dia 13 de março, uma nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será realizada no país. Em Fernandópolis, a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, estará disponível em todos os postos de saúde. O objetivo é imunizar crianças de 5 anos a jovens de 19 anos 11 meses e 29 dias. Também haverá um Dia D, em 15 de fevereiro, com todas as unidades de Saúde abertas no sábado para atender a referida faixa etária.
SOBRE A VACINAÇÃO
Pessoas entre 1 e 29 anos de idades: 2 doses
Pessoas entre 30 e 59 anos de idade: 1 doses
Pessoas com 60 anos ou mais de idade: não precisam ser vacinadas
Profissionais de saúde: duas doses
O SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa grave que pode até ser fatal. Ele é causado por um vírus, mas é possível evitá-lo com uma medida simples: a vacina. Sua transmissão ocorre quando a pessoa infectada fala, tosse, espirra ou respira próximo de outras pessoas.
O sarampo pode ser transmitido entre seis dias antes e quatro dias depois da erupção. Os principais sinais da doença são: febre alta acompanhada de tosse, irritação nos olhos, mal-estar intenso e manchas vermelhas, que podem ocorrer após 3 ou 5 dias dos primeiros sintomas.