VAGATOMIA
Reitor pró-tempore nomeado pela Universidade Brasil é do mesmo escritório de ex-reitor afastado
Reitor pró-tempore nomeado pela Universidade Brasil é do mesmo escritório de ex-reitor afastado
Troca foi em decorrência de decisão judicial proferida pela Justiça Federal
Troca foi em decorrência de decisão judicial proferida pela Justiça Federal
Gustavo Jesus
Depois do afastamento do reitor Adib Abdouni, decretado pela Justiça Federal na quinta-feira, 13, Claudia Aparecida Pereira, diretora presidente da mantenedora da Universidade Brasil, nomeou o professor Dr. Carlos Antonio da Silva, delegado aposentado da Polícia Federal, para o cargo.
Em uma consulta ao site de Adib Abdouni, o nome do novo reitor aparece no quadro de advogados que trabalham no escritório do ex-reitor, o que poderia configurar que o atual mandatário da faculdade age de acordo com os interesses do antigo diretor.
Procuradora pela reportagem, a assessoria da Universidade Brasil não respondeu os questionamentos acerca da nomeação e sobre se essa relação entre o reitor e o ex-reitor não é prejudicial no ponto de ético para a instituição.
Confira a nota onde a Universidade Brasil anuncia o novo reitor:
A Universidade Brasil vem a público comunicar que no dia 14 de fevereiro de 2020, em virtude do afastamento do Dr. Adib Abdouni, assume o cargo da reitoria desta instituição de ensino o Professor Dr. Carlos Antonio da Silva, Delegado da Polícia Federal, Classe Especial, aposentado.
O Professor Dr. Carlos Antônio da Silva desenvolveu diversas funções em 35 anos de atividades na Polícia Federal, incluindo a Coordenação de Assuntos Internos (COAIN), da Corregedoria-Geral de Polícia, a Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado de Goiás e a Assessoria Especial do Diretor-Geral da Polícia Federal em Brasília, dentre outras.
Com a premissa de estreitar ainda mais a colaboração com as autoridades competentes, no sentido de sanear e promover a sustentabilidade e crescimento institucional, o novo reitor assume o compromisso em contribuir ainda mais na busca da excelência da gestão da Universidade Brasil, sempre com o olhar voltado para o “fazer acadêmico”, razão principal deste grupo educacional.
O objetivo da administração permanece convergente com o das autoridades em apurar eventuais desvios e/ou irregularidades praticadas no passado em detrimento da instituição, aduzindo que eventuais dissonâncias pretéritas serão incansavelmente corrigidas, até suas últimas consequências.