VENDAS

Quaresma aumenta a procura por peixes em até 40% no comércio local

Quaresma aumenta a procura por peixes em até 40% no comércio local

Supermercados e peixarias passam a aumentar seus estoques de forma a garantir boas vendas no período

Supermercados e peixarias passam a aumentar seus estoques de forma a garantir boas vendas no período

Publicada há 4 anos

Breno Guarnieri   

A busca por pescados na quaresma movimenta o comércio de Fernandópolis, pois é quando muitos consumidores deixam de comer carnes vermelhas. Neste ano, os comerciantes fernandopolenses esperam um aumento de 40% nas vendas. Com isso, os supermercados e peixarias passam a aumentar seus estoques de forma a garantir boas vendas no período. 

Segundo o gerente de uma peixaria, situada na zona norte de Fernandópolis, Manoel Coelho, os produtos mais procurados no estabelecimento são o filé de salmão, merluza e tilápia, pois há pessoas que ainda mantém a tradição de comer peixe na quarta e sexta-feira e com isso a procura se torna maior. 

De acordo com Alexandre Carvalho, gerente de um supermercado, localizado na região central do município, a maior procura na época da quaresma é o bacalhau. Isso porque, dentre os outros pescados, foi o que se tornou mais cobiçado pelos clientes. “Em média é um dos que mais vendem no período da quaresma e este ano esperamos o mesmo”, destaca.

TRADIÇÃO 

Neste contexto de tradição o professor de Matemática Rubens Ventura, 32 anos, relata que só come o peixe na Sexta-feira Santa e que evita comer nas quartas-feiras. Uma tradição que vem passada de gerações. Neste período, afirma que acompanha as ofertas do valor do peixe e adianta que realiza encomendas para a Semana Santa.

O engenheiro civil Diego Santana, 36, se alimenta de peixes na quaresma e principalmente na Semana Santa, pois se tornou uma tradição de família e que mantém. “Não nos importamos com os valores então optamos pela compra de sardinha ou filé de merluza”, afirma.

BENEFÍCIOS 

Os pescados fazem muito bem à saúde. O consumo da carne é indicado não somente para o período da quaresma, mas que ocorra de forma regular devido a quantidade de benefícios gerados no corpo por conta das proteínas, ômega 3, cálcio, zinco, além de ter ação antioxidante.

“É uma refeição leve, de fácil digestão e que também ajuda no controle dos níveis de colesterol, além de evitar o risco de doenças cardiovasculares”, recomenda a nutricionista Carla Nogueira.

Nos estabelecimentos, os peixes precisam estar sempre imersos em gelo e em boas condições de higiene

últimas