ASTRONOMIA

Meteoro é avistado na região de Fernandópolis

Meteoro é avistado na região de Fernandópolis

O meteoro começou a brilhar a cerca de 78 Km de altitude sobre o município

O meteoro começou a brilhar a cerca de 78 Km de altitude sobre o município

Publicada há 4 anos

Da Redação

Na madrugada de sexta, 24, por volta das  2h24 as câmeras da BRAMON, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, e do Clima ao Vivo, flagraram um grande bólido no interior de São Paulo, sendo filmado de Nhandeara por um astrônomo amador e integrante da rede de observação e pesquisa.

De acordo com as análises preliminares feitas pela BRAMON, o bólido foi gerado por um fragmento de rocha espacial do tamanho de um melão, pesando entre 4 e 7 quilos, que entrou na atmosfera às 2h24 da manhã com uma velocidade de 19 Km/s (o equivalente a 68.400 Km/h) em um ângulo de 42,7° em relação ao solo.

O meteoro começou a brilhar a cerca de 78 Km de altitude o sobre o município paulista de Fernandópolis. Seguiu na direção nordeste, explodiu e se extinguiu a 27,4 Km de altitude sobre o município de Riolândia, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

Ainda segundo a BRAMON, as análises foram feitas a partir da triangulação de imagens captadas nas cidades de Nhandeara e de Monte Azul, ambas em São Paulo, mas também houve vídeos gravados em outras três cidades de São Paulo, e quatro cidades de Minas Gerais.

Confira o vídeo com as imagens do fenômeno neste Link


Fonte: BRAMON

últimas