FENABRAVE

Emplacamentos de veículos têm queda de 76% em abril

Emplacamentos de veículos têm queda de 76% em abril

Montadoras dizem que não é possível ver cenário real de vendas

Montadoras dizem que não é possível ver cenário real de vendas

Publicada há 4 anos

Da Redação 

Os emplacamentos de veículos tiveram queda de 76% em abril de 2020, informou a associação das concessionárias, a Fenabrave, nesta segunda-feira (4). Durante o mês, o total de 55.732 automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões foram registrados, contra 231.922 unidades em abril de 2019.

Com postos dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) fechados e muitas concessionárias também fora de funcionamento, os emplacamentos não estão mostrando o cenário real de vendas durante a pandemia de coronavírus, dizem as montadoras.

“Muitos estados emplacam ainda os carros de março. O que temos visto é que as vendas estão sendo concretizadas, mas o fim do processo fica suspenso”, disse Jan Telecki, diretor adjunto de Marketing da Hyundai

Como os emplacamentos refletem apenas os veículos registrados no Detrans, as montadoras dizem o cenário dos emplacamentos não refletem diretamente como estão as vendas.

Acumulado em queda

Os emplacamentos também mostram baixa de 66% na comparação com março, quando 163.621 veículos foram registrados. Naquele período, as quarentenas ainda estavam se intensificando pelo Brasil, e mais serviços ainda estavam funcionando.

No acumulado, o setor tem queda de 27%, com 613.793 unidades emplacadas -- no mesmo período de 2019, 839.417 registros de veículos foram efetuados no Brasil.

últimas