Da Redação
Os comerciantes de Rio Preto terão de fazer um curso EAD (ensino a distância) para poder abrir a porta dos seus estabelecimentos.
A determinação faz parte de uma série de medidas anunciadas pela Prefeitura de Rio Preto na terça-feira (2) para conter o avanço da Covid no município.
Na manhã desta quarta (3), a gerente da Vigilância Sanitária de Rio Preto, Miriam Wowk, afirmou que o curso será obrigatório. "A Secretaria de Saúde está disponibilizando um curso EAD para os estabelecimentos que vai ser obrigatório. Eles vão ter 7 dias para assistir e só vão poder abrir se tiverem feito esse curso", afirmou. O curso está disponível no site ead.saude.riopreto.sp.gov.br. A medida será obrigatória a partir do dia 8 de junho.
Outra mudança anunciada é que a venda de produtos nas ruas e a distribuição de panfletos nos veículos está proibida. O conceito de aglomeração também ficou mais restritivo: 3 pessoas juntas em qualquer área coletiva, incluindo condomínios residenciais.
A capacidade máxima dos estabelecimentos, a partir de agora, é de 1 cliente por cada 10 metros quadrados de área construída. Ou seja, em estabelecimentos de 100 metros quadrados, será permitida apenas 2 clientes ao mesmo tempo já que a capacidade máxima em comércios e shoppings é de 20%. No caso dos supermercados, o limite sobe para 30% - 3 pessoas a cada 100 metros quadrados de área construída.