PANDEMIA
Máscaras devem ser descartadas nas unidades de saúde
Máscaras devem ser descartadas nas unidades de saúde
Colocar o item de proteção no lixo comum pode contaminar os coletores e disseminar o vírus
Colocar o item de proteção no lixo comum pode contaminar os coletores e disseminar o vírus
SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
Todas as máscaras de proteção utilizadas no período de pandemia de coronavírus devem ser descartadas corretamente. Elas não podem ser colocadas no lixo comum, nem para a coleta seletiva. As Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente da Prefeitura de Fernandópolis orientam que, por se tratar de material infectado, a máscara usada deve ser levada até uma unidade de saúde, onde será colocada no lixo hospitalar.
O descarte inadequado das máscaras junto com o lixo orgânico ou com o material reciclável, pode prejudicar e infectar os trabalhadores que fazem a coleta, bem como disseminar o vírus para outros lugares. Por isso, a Prefeitura de Fernandópolis pede a compreensão e o apoio de todos.
Veja como fazer o descarte correto das máscaras:
Em casa: Após o uso, descartar em saco plástico, preferencialmente de cor branca (pode ser inclusive de mercado) e amarrá-lo bem. Não deixar acumular mais que dois dias em casa. Após no máximo dois dias, levar o saco bem vedado a uma das unidades básicas de saúde para ser descartado como resíduo sólido da saúde. OBS: Não descartar máscaras no lixo comum ou reciclável. Não acumular em casa por mais de dois dias. Não descartar no ambiente (ruas, calçada, terrenos baldios, etc.).