SAÚDE

Saúde destaca importância do diagnóstico das infecções sexuais

Saúde destaca importância do diagnóstico das infecções sexuais

Fernandópolis possui profissionais capacitados para ajudar no diagnóstico e tratamento das doenças

Fernandópolis possui profissionais capacitados para ajudar no diagnóstico e tratamento das doenças

Publicada há 4 anos

SECOM - Prefeitura de Fernadópolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis incentiva a realização do teste rápido como importante estratégia de saúde pública na ampliação do diagnóstico das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Todas as UBS disponibilizam gratuitamente o teste rápido para a população e também possuem profissionais qualificados para o atendimento.

As IST são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos, por meio de relação sexual (vaginal, oral ou anal) desprotegida, sem uso de camisinha masculina ou feminina. Algumas dessas infecções são: Sífilis, HIV/AIDS, Gonorreia, Hepatites virais B e C, Herpes genital, Papilomavírus Humano (HPV), Tricomoníase, entre outras.

Qualquer pessoa que perceber alguns dos sinais e sintomas dessas infecções deve procurar um serviço de saúde, que é capacitado para definir o tipo de problema e prescrever o medicamento correto. 

Sintomas mais comuns apresentados nas IST

Feridas - (aparecem principalmente nos órgãos genitais (vagina/vulva, pênis) e no ânus, podendo surgir em outras partes do corpo, como palma das mãos e planta dos pés, olhos, boca/língua). Os tipos de feridas são muito variados e podem se apresentar como vesículas, úlceras, manchas, entre outros. Podem ser manifestações da sífilis, herpes genital, cancroide (cancro mole), donovanose e linfogranuloma venéreo.

É importante destacar que algumas IST podem não apresentar sinais e sintomas, e mesmo assim podem ser transmitidas para outras pessoas. Se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte.

Verrugas - (nos genitais, no ânus ou na boca), são causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV) e podem aparecer em forma de couve-flor, quando a infecção está em estágio avançado, em geral, não doem, mas pode ocorrer irritação ou coceira.

Bolhas - (nos genitais ou no ânus)

Corrimento - (nos órgãos genitais, com presença ou não de mau-cheiro)

Coceira - (nos órgãos genitais)

Dor - (na relação sexual)

Ardor ou dor - (ao urinar)

Ínguas – (aumento de ínguas na virilha) 

Cuidados com as IST disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Fernandópolis em seus programas inseridos nas UBS:

- Exames laboratoriais e testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C;

- No Pré-natal: as IST também podem ser transmitidas na gravidez ou no parto da gestante para o bebê, as UBS realizam exames no 1º e 3º trimestre (quando necessário, no 2º), para diagnóstico das IST.

- O Pré-natal do homem é realizado simultaneamente com a gestante, nas UBS realizam exames de IST, para o parceiro, sendo eles: testes de Sífilis, HIV, Hepatite B e C, para não infectar a gestante e o bebê.

- Programa de vacinação; vacina contra HPV e Hepatite B;

- O exame do Papanicolaou possibilita que sejam detectadas várias IST;

- Distribuição gratuita de camisinha masculina e feminina pelas UBS.

O município oferece um Centro de Atendimento a Doenças Infecto contagiosas e Parasitárias – CADIP, como referência para as UBS no cuidado a IST.

últimas