PANDEMIA

Casos de coronavírus crescem 278% desde a abertura do comércio, em Fernandópolis

Casos de coronavírus crescem 278% desde a abertura do comércio, em Fernandópolis

Total de casos passou de 66 para 250 no período entre 1º de junho e ontem

Total de casos passou de 66 para 250 no período entre 1º de junho e ontem

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

Desde o dia 1º junho, quando foi permitida a reabertura de algumas atividades não essenciais, como comércio e shoppings, Fernandópolis viu os casos de coronavírus saltarem de 66 para 250, de acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura no início da noite desta terça-feira, 16.

O aumento de casos nos 16 dias de Fase 2 do Plano SP em Fernandópolis, foi de 278%.

Não há estudos científicos que relacionem a abertura aos casos, mas é certo que o volume de pessoas transitando pela cidade aumentou desde então.

HISTÓRICO
 O município registrou o segundo caso oito dias depois do primeiro, verificado em 25 de março. Após alguns testes positivos de pessoas ligadas à saúde, a primeira dezena de confirmações - e a ratificação de contaminação comunitária -, chegou no dia 22 de abril. Para dobrar o número de casos foram necessários quase um mês, com 19 casos sendo registrados no dia 15 de maio.  

A partir do dia 15 os casos cresceram em ritmo acelerando. Em 18 de maio eram 23 casos e, dois dias depois, Fernandópolis chegou na terceira dezena de testes positivos.

No dia 5 deste mês, na primeira “semana útil” com o comércio aberto, os casos passaram de 66 para 102. Da primeira centena em diante, os aumentos foram exponenciais.

Por duas vezes, na última semana, Fernandópolis registrou recordes de 30 e 31 novos casos diários (dias 10 e 16 de junho, respectivamente). Com o crescimento, também vieram os três primeiros falecimentos em decorrência da doença.

Se o 100º caso de Covid-19 veio somente depois de 72 dias após o primeiro, a contagem dobrou em apenas oito. Três dias depois, o município tem 250 casos de coronavírus.

NÚMERO DE CASOS
 - O primeiro caso foi registrado dia 25 de março

- O 10º caso em 22 de abril

- A maior sequência de dias com casos positivos se deu entre 1º e 13 de junho

- O dia com maior registro de casos foi 16 de junho, com 31 casos registrados

- Fernandópolis tem três mortes confirmadas por Covid-19


últimas