SETOR AFETADO!

Pandemia provoca aumento de devolução de imóveis em Fernandópolis

Pandemia provoca aumento de devolução de imóveis em Fernandópolis

Sem aulas presenciais nas instituições de ensino superior, alunos, oriundos de outras localidades, devolveram as residências e voltaram para suas cidades de origem

Sem aulas presenciais nas instituições de ensino superior, alunos, oriundos de outras localidades, devolveram as residências e voltaram para suas cidades de origem

Publicada há 3 anos

Breno Guarnieri 

A pandemia do novo coronavírus provocou impactos no mercado imobiliário em Fernandópolis. À reportagem de O Extra.net representantes de imobiliárias salientaram que a taxa de devolução de imóveis residenciais alugados chegou a 30%. Outro problema é a redução (renegociação) dos valores das locações de imóveis comerciais, que atingiu números significantes.

Para muita gente, com a pandemia, foi necessário fechar a empresa e demitir funcionários. Além disso, outra saída foi devolver as chaves do imóvel alugado. Foi o que aconteceu com o empresário Rafael Nogueira, que tinha três funcionários na sua loja de roupas e pagava aluguel de R$ 1.300.

Com a crise, ele não teve outra alternativa a não ser se desfazer de tudo, para evitar o acúmulo de dívidas. “Foi para não correr o risco de não ter como pagar no futuro”, afirmou.

Renegociações

Outro problema registrado com a pandemia é a redução significativa dos valores dos alugueis. O mercado estima que a queda ocorreu por causa da necessidade de renegociação de contratos entre inquilinos e proprietários.

De acordo com Joice Darc, funcionária da imobiliária Kiko Bim, os imóveis residenciais tiveram várias devoluções, chegando a números significantes. Entre os imóveis comerciais foi menos, porém, com base nas renegociações (desconto no valor). “Proprietários e inquilinos estão tentando manter as parcerias, mas a situação se agravou. Sem as aulas presenciais nas universidades por causa da pandemia muitos estudantes devolveram os imóveis e voltaram para suas respectivas cidades”, salientou.

Sobre o futuro, de acordo com Cleiton de Assis Aranon, proprietário da imobiliária São Paulo, o setor, em Fernandópolis, apontará perspectivas melhores. “Nesse período de pandemia alguns imóveis foram devolvidos. A maioria teve dificuldade para pagamento, principalmente, os imóveis destinados ao comércio. Porém, a maioria desses proprietários teve consciência e houve renegociação por um período”, destacou.

Ainda segundo Cleiton, em breve, o setor apresentará boas perspectivas. “Acreditamos que tudo volte ao normal. O período de distanciamento social aproximou as pessoas em relação à compreensão e respeito ao próximo, mesmo porque todos foram expostos. O mercado imobiliário, em Fernandópolis, sempre superou as expectativas. Uma cidade ótima para quem quer investir”, concluiu.


Segundo o setor imobiliário, em Fernandópolis, pessoas devolveram as residências alugadas e voltaram a morar com parentes por causa da crise



últimas