A partir deste sábado, 20, comércio funcionará das 9h às 13h aos sábados
Assessoria de imprensa
Começa a vigorar neste sábado, 20, o horário experimental de funcionamento do comércio de Fernandópolis, que altera o período de abertura das lojas aos sábados, das 8h às 12h, para o novo horário, das 9h às 13h.
As alterações foram baseadas em uma recente pesquisa de campo realizada pelas entidades representativas do comércio varejista nas lojas comerciais locais, no quadrilátero central. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos empresários são favoráveis a alteração do horário de funcionamento do comércio aos sábados. Em contrapartida, alguns empresários optaram pela continuidade do horário vigente.
Por medidas de precaução, antes de alterar definitivamente o horário do comércio aos sábados, o Sincomércio e a Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF) optaram por um período de alteração experimental do horário. Portanto, provisoriamente, de 20 de agosto a 26 de novembro, o horário do comércio aos sábados será das 9h às 13h, e nos sábados subsequentes ao quinto dia útil, e os eventuais antecedentes as datas especiais, o horário permanecerá, das 9h às 18h.
Segundo o presidente da ACIF, Dirceu Miralha dos Reis, a alteração do horário é baseada em antigos pleitos de empresários e consumidores. “Nossa entidade tem acompanhado as solicitações dos empresários, a alteração do horário aos sábados é uma delas. Muitos consumidores aproveitam o fim de semana para fazerem as suas compras, ao mesmo tempo, que têm um período maior de descanso e acabam vindo para o centro da cidade um pouco mais tarde, aumentando o fluxo na faixa de horário das 9h às 13h”, explicou Dirceu Miralha dos Reis.
De acordo com o presidente do Sincomércio, Ivan Pedro Martins Veronesi, o horário experimental vem para atender as solicitações dos lojistas. “As alterações no horário de funcionamento do comércio aos sábados foram baseadas em uma pesquisa de campo que buscou a opinião dos proprietários dos estabelecimentos. O objetivo do horário experimental é chegar a uma decisão prática, que vise a melhoria do comércio como um todo. Por isso, contamos com a compreensão e apoio de todos os empresários”, esclareceu Ivan.
O Sincomércio e a ACIF recomendam que durante esse período experimental, as empresas façam suas avaliações de vendas e público, levando em consideração os picos de horário. Segundo as entidades, esses dados são importantes para a avaliação final e a conclusão sobre a alteração definitiva.