CONCLUINDO OS E

Escola Cáfaro mantém vivo o sonho de centenas de jovens e adultos

Escola Cáfaro mantém vivo o sonho de centenas de jovens e adultos

Publicada há 7 anos


O vice-diretor Almir ao lado de professores e formandos do 1º semestre da EJA e Noturno Regular



Por João Leonel


Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 


Atualmente, mais de mil escolas estaduais paulistas oferecem as aulas da EJA. As aulas do Ensino Fundamental são abertas para alunos a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. Os módulos de 6 meses cada são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. O curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira. Em Fernandópolis, a Escola Cáfaro possui 310 alunos no período noturno. São aulas para alunos do Ensino Médio “Regular” (antigo “colegial”) e também para a Educação de Jovens e Adultos: com classes do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos, antigo “colegial”), e classes do Ensino Fundamental, anos finais, atual período do 6º ao 9º ano. De acordo com a diretora Adriana Cassadante, a EJA é um incentivo para muitas pessoas.


“A maioria das empresas exige escolaridade, muitos empresários incentivam seus funcionários a concluírem os estudos. Além disso, quando os alunos se formam, realizam um sonho, aproveitam essa segunda chance em suas vidas”, enfatiza Adriana. Vários alunos da EJA partem em busca de novos objetivos, visando cursar uma faculdade, por exemplo. “A Escola Cáfaro é uma unidade de Ensino Integral, EJA, Regular Noturno e ainda Escola da Família. E nossa Feira de Ciência acontece nos próximos dias 25 e 26, das 15h às 20h, quando estaremos recebendo familiares de nossos alunos e toda a população que nos visitar”, conclui a diretora. A cerimônia de formatura dos alunos do primeiro semestre deste ano da EJA na Escola Cáfaro registrou um exemplo de superação e união familiar. Dona Lourdes Alves da Silva, de 84 anos, iniciou o ano em sala de aula, acompanhando o filho, Onofre Rodrigues da Silva, de 64 anos, que havia se matriculado no Ensino Fundamental da EJA. Com o passar dos dias, Dona Lourdes também se matriculou, e mãe e filho se formaram juntos. Para interessados, há oportunidades para todos os alunos que queiram retomar os estudos e concluir os Ensinos Fundamental e Médio em Fernandópolis. Na Escola Municipal Gaspar Ruas, há salas no período noturno para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta demanda, ao concluir o ciclo inicial, migra para a Escola Cáfaro.



Pose para foto de formandos do 1º semestre de 2016



SERVIÇO

- EJA - anos iniciais do Ensino Fundamental

- Escola Gaspar Ruas (Municipal) -Rua Adelpho Quaiotti, nº 476, Jardim Rosa Amarela - Fone: (17) 3442-3273

- EJA - anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (antigo colegial)

Escola Cáfaro (Estadual) -Avenida Américo Messías dos Santos, nº 650, Vila Esplanada (ao lado do Estádio Municipal) - Telefone: (17) 3442-1506


 

Mãe e Filho Juntos: Dona Lourdes e Onofre na formatura da turma do Ensino Fundamental ao lado de professores




Momento especial da cerimônia de formatura na Escola Cáfaro



últimas