SAÚDE

CADIP faz campanha de conscientização das hepatites virais

CADIP faz campanha de conscientização das hepatites virais

Unidade oferece testes rápidos gratuitamente à população

Unidade oferece testes rápidos gratuitamente à população

Publicada há 4 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

O “Julho Amarelo” é o mês dedicado às ações de conscientização das hepatites virais. Em Fernandópolis, o local capacitado para acompanhamento dos pacientes é o Cadip (Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias). Foram fixadas várias faixas informativas pela cidade e também concedidas entrevistas às emissoras de rádio para orientar sobre a doença.

De acordo com o médico infectologista Maurício Favaleça, que atende no CADIP, as hepatites mais comuns são: A, B e C. O diagnóstico é feito por meio de consulta médica, avaliação clínica e exames de sangue específicos.

“O tratamento varia de acordo com o tipo de hepatite que o paciente tem. No caso das mais comuns, B e C, são utilizados medicamentos disponíveis pelo SUS e oferecidos no CADIP. A duração também depende do vírus. No caso da B, o paciente pode tratar por um longo tempo; na C, o tratamento é em média de três a seis meses”, explicou o médico.

O CADIP atende todos os municípios da região administrada pelo Cisarf (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis). No momento, tem cinco pacientes em tratamento de hepatite B e três de hepatite C. Em 2019, foram realizadas nove notificações do tipo B e 15 do tipo C; e em 2020, um caso de B e um de C. 

“Claro que em 2020, devido à pandemia, as pessoas diminuíram a procura pelo exame, mas destacamos que estamos à disposição. No CADIP oferecemos o teste rápido gratuitamente. Quem tiver alguma dúvida se já teve ou tem a doença, deve nos procurar. É muito importante saber se já teve contato com estes vírus, porque eles podem permanecer no organismo e passar à forma crônica da doença, causando até cirrose. Com diagnóstico precoce é possível fazer tratamento e evitar cirrose”, destacou o dr. Maurício.

Devido à pandemia de coronavírus, a campanha do “Julho Amarelo” deste ano precisou ser adaptada e restringiu-se à divulgação por meio de notícias e faixas. Porém, o CADIP continua à disposição para as testagens, o endereço é: avenida Brasília, 756, parque das Nações, atendimento das 7 às 17h. 

Sobre as hepatites

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.



últimas