1ª FASE DE PAR

Lançado projeto para produção de cadeiras de rodas elétricas

Lançado projeto para produção de cadeiras de rodas elétricas

Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Santa Casa de Fernandópolis e Instituto Federal de São Paulo firmam acordo

Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Santa Casa de Fernandópolis e Instituto Federal de São Paulo firmam acordo

Publicada há 7 anos


Wládia Prandi Franco, Administradora Hospitalar da Santa Casa, Sandra Godoy, Dr. Flávio Henrique Nuevo Benez, consultor da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis, professor Cadu, e Celso Spósito



Da Redação


A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, a Santa Casa de Fernandópolis e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), assinaram nesta quinta-feira (25), um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de protótipos de cadeiras de rodas elétricas e equipamentos relacionados. O acordo foi firmado em São José do Rio Preto, durante a abertura do XXV Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação. Os protótipos de cadeiras elétricas e equipamentos relacionados terão sua produção realizada, conjuntamente, com os engenheiros do Instituto Federal de São Paulo, que serão responsáveis pela projeção e execução da parte técnica do projeto, e os médicos, fisioterapeutas e demais funcionários da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, cujo órgão gestor é a OSS Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, que serão responsáveis pelas consultorias relacionadas à Ergonomia (que reúne os aspectos da saúde e conforto) e segurança destes veículos e equipamentos. “Será a conjunção dos conhecimentos da Engenharia, proporcionados pelo Instituto Federal de São Paulo na figura de seus engenheiros, e da Medicina Física e da Reabilitação, disponibilizados pelos competentes profissionais da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, como por exemplo,o Dr. Flávio Henrique Nuevo Benez, que participará deste projeto, no qual será projetada uma cadeira de rodas elétrica, leve, barata e que contemplará os mais modernos preceitos da Ergonomia e Segurança, e que, caso tudo corra bem, em um futuro próximo, será disponibilizada aos usuários da Rede Lucy Montoro”, disse o coordenador de extensão do IFSP e idealiza

dor do projeto, professor Carlos Eduardo Maia de Oliveira, conhecido como professor “Cadu”. 


O projeto será executado a título não oneroso, ou seja, nenhuma das entidades participantes deste acordo - Instituto Federal de São Paulo, Rede de Reabilitação Lucy Montoro e Santa Casa de Fernandópolis - terão gastos financeiros com esta iniciativa, muito menos transferência de recursos financeiros ou materiais entre os participantes, pois serão buscadas formas legais de financiamento na concepção dos protótipos de cadeiras de rodas e equipamentos relacionados, bem como na produção das versões finais, cujo objetivo será disponibilizá-las aos usuários de baixa renda do Lucy Montoro em um futuro próximo. 


Caso seja concebida alguma inovação tecnológica, a patente desta será assegurada e compartilhada entre os participantes deste projeto. A ideia inicial ocorreu durante a realização da 1ª Olimpíada de Tecnologia Assistiva Para Mobilidade, realizada em novembro do ano passado nas dependências do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Votuporanga, no qual foram apresentadas cadeiras de rodas e veículos elétricos destinados a proporcionar melhor mobilidade às pessoas com necessidades especiais de locomoção. Estes veículos foram apresentados por equipes de professores e alunos provenientes de várias universidades e institutos federais do Estado. Professor “Cadu”, que participou da organização do evento, inspirou-se neste na idealização do projeto de reunir os conhecimentos do IFSP e Lucy Montoro na concepção dos protótipos de cadeiras de rodas. 


“Todos os veículos apresentados naquele evento, após o término do mesmo, seriam recolhidos aos seus departamentos em universidades e institutos federais, e ali a maioria ficaria esquecida. Daí me perguntei: - Por que não utilizar estes veículos e a competência de seus idealizadores em benefício das pessoas com necessidades especiais de locomoção?”, contou Cadu. Este projeto foi inicialmente apresentado à Associação dos Amigos do Município de Fernandópolis (AAMFER), durante a gestão do ex-presidente João Tarlau, que apoiou a iniciativa e a apresentou ao Diretor-Geral da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis, Celso Spósito Reynaldo, que iniciou as tratativas do acordo juntamente com o professor Cadu. 


Com o aceite da provedora da Santa Casa de Fernandópolis, gestora do Lucy Montoro na cidade, a professora e enfermeira Sandra Regina de Godoy, a minuta do acordo foi redigida pelas partes envolvidas. O projeto já conta a anuência de uma pessoa de prestígio, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, que teve acesso ao protocolo de intenções antes da formalização dos termos do acordo. Nesta quinta, em Rio Preto, a própria secretária Linamara testemunhou a assinatura do acordo, que teve Sandra Godoy, como representante da Santa Casa, Celso Spósito, como representante do Lucy Montoro de Fernandópolis, e o professor Cadu, representando o reitor Eduardo Antonio Modena, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). 


“Temos muito trabalho a fazer e dependeremos de financiamento para a execução do projeto, porém, todo esforço será recompensado, pois os objetivos são nobres, uma vez que os maiores beneficiados deste projeto serão os usuários de baixa renda com necessidades especiais de locomoção, que frequentam a Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis e que não podem adquirir uma cadeira de rodas elétrica”, declarou, com entusiasmo, professor Cadu.



Prefeito da cidade de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopez, professor Carlos Eduardo Maia de Oliveira, o “Cadu”, coordenador de extensão do IFSP, provedora da Santa Casa de Fernandópolis, Sandra Regina de Godoy, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, e o Diretor–Geral da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis, Celso Spósito Reynaldo



últimas