RIO PRETO
Supermercados e hipermercados devem abrir entre uma a duas horas a mais de segunda a sexta
Supermercados e hipermercados devem abrir entre uma a duas horas a mais de segunda a sexta
São aproximadamente 5 mil trabalhadores que atuam no setor supermercadista em Rio Preto
São aproximadamente 5 mil trabalhadores que atuam no setor supermercadista em Rio Preto
Da Redação
O novo decreto municipal que vai proibir por mais dois finais de semana a abertura dos supermercados e hipermercados de Rio Preto traz uma novidade de estender o funcionamento de segunda a sexta-feira entre as 6h e a meia-noite. E aos finais se semana poderão atender se atendimento ao público por meio de delivery.
O novo decreto 18.648, publicado nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial (Jornal DHoje), tem validade até o dia 10 de agosto e visa reduzir as aglomerações para combater a proliferação do contágio da Covid-19 em Rio Preto.
A maioria das redes supermercadistas devem definir os novos horários de funcionamento. Na maioria dos casos, elas devem abrir entre uma a duas horas a mais diariamente.
Na quarta-feira (29), algumas redes já definiram seus novos horários de funcionamento. Dentre elas, a Rede de Supermercados Proença que vai abrir as 7h30 com o fechamento às 21 e 22 horas. Outra rede também definiu seus horários foi o JJ Supermercado, que deve funcionar das 8h às 22 horas e o Empório Jota, das 7h às 22h e a Havan, que foi recentemente enquadrada no setor de supermercados, divulgou que vai funcionar das 9h às 22h.
As demais redes que atuam em Rio Preto decidiram esperar a publicação do novo decreto e tomar conhecimento do teor do mesmo para depois decidirem oficialmente os horários que riam funcionar até o próximo dia 10 de agosto.
APAS
Em nota, a Associação Paulista dos Supermercados (APAS) recomenda aos seus associados que, de acordo com a capacidade operacional de cada um, ampliem o horário de funcionamento de suas lojas nos dias em que podem atender a população.
Sincomerciários
Durante a quarta-feira (29), diretores e funcionários do Sincomerciários (Sindicato dos Empregado do Comércio) percorreram todos os supermercados e hipermercados para buscar informações sobre os horários que os mesmo iriam funcionar com o regramento imposto pelo decreto. Apenas três redes se posicionaram que vão no máximo funcionar até as 22 horas, as demais devem decidir e divulgar os novos horários a partir desta quinta (30). Existe a expectativa por parte dos representantes dos trabalhadores que nenhuma das redes use o horário máximo para a abertura, que é a meia-noite, horário que dificultaria a locomoção dos trabalhadores para as suas residências.
São aproximadamente 5 mil trabalhadores que atuam no setor supermercadista em Rio Preto.