INSTRUÇÕES GE

Cartório Eleitoral realizará a capacitação de 560 mesários

Cartório Eleitoral realizará a capacitação de 560 mesários

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, mesário é o cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos no dia das eleições

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, mesário é o cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos no dia das eleições

Publicada há 9 anos


Capacitação ocorrerá na Câmara Municipal de Fernandópolis



Por Breno Guarnieri


O Cartório Eleitoral local realizará, no período de 12 a 15 de setembro, o treinamento de 560 mesários que vão atuar nas 142 seções de votação no dia 2 de outubro deste ano em Fernandópolis. Eles receberão instruções gerais referentes à burocracia a ser adotada no dia de votação e também sobre como deverão proceder no caso de problemas diversos na ocasião.


A capacitação dos mesários vai ocorrer gradativamente na sede do Poder Legislativo, na Rua Espírito Santo, nº 320, no Jardim Santa Rita.

Os mesários a serem treinados este ano deverão de fato trabalhar nos dias das eleições. Isso porque eles são as pessoas que vão exercer as funções de presidente e de primeiro mesário das seções, únicos que recebem capacitação da Justiça Eleitoral a cada pleito.


APOIO DE VOLUNTÁRIOS

Como há a possibilidade de que haja faltosos e problemas com mesários nas eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) conta com a ajuda daqueles que queiram ser mesários voluntários.

O registro de mesários voluntários é atemporal e pode ser feito pelo www.tse.jus.br. Para tentar ser mesário voluntário, é necessário preencher um formulário virtual. Contudo, o cadastro não oferece garantia de convocação. Mais informações podem ser obtidas no Cartório Eleitoral de Fernandópolis pelo telefone (17) 3462-1173 ou pessoalmente na Avenida Expedicionários Brasileiros, 638, no Jardim Santa Helena.


OS BENEFÍCIOS...

conquistados pelo serviço de mesário são: dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário e dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral; auxílio-alimentação; preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital); e utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar em algumas universidades. Para se voluntariar, basta ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.


NÃO PODEM SER...

mesários pessoas que tenham parentes até o segundo grau ou cônjuge candidatos; os membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais; bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; os que pertencem ao serviço eleitoral; os eleitores menores de 18 anos; e os ocupantes dos cargos de agente de segurança penitenciária, agente de escolta e vigilância penitenciária e guardas civis municipais.


últimas