EDUCAÇÃO EM D

Cáfaro realiza IV FIAC com a participação da comunidade

Cáfaro realiza IV FIAC com a participação da comunidade

Evento sediado na escola estimula alunos a desenvolver trabalhos de pesquisa científica

Evento sediado na escola estimula alunos a desenvolver trabalhos de pesquisa científica

Publicada há 7 anos


Visitação dos trabalhos de pré-iniciação científica do Ensino Fundamental



Da Redação


A E.E Afonso Cáfaro promoveu a IV FIAC (Feira Interna Afonso Cáfaro), o evento que incentiva crianças e jovens a se aventurarem no universo da pesquisa científica, ocorreu na sede da escola nos dias 25 e 26 de Agosto, aberto a toda a comunidade e com a presença de um grande público.


Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do ensino fundamental e médio foram divididos em duas categorias, 71 trabalhos de demonstração científica, projetos que reproduzem alguma descoberta já existente, e 22 projetos de pré-iniciação cientifica, trabalhos em que os pesquisadores devem dar uma resposta inédita a uma questão problema.


A feira, que na oportunidade premiou os melhores projetos, recebeu elogios da comissão avaliadora composta por educadores de várias instituições de ensino, entre elas FEF, UNISCATELO, UNIJALES e UNICAMP.


Dando sequencia ao projeto, a FIAC enviará os trabalhos premiados de pré-iniciação científica para a MOSTRAFER, Feira de Ciência e Tecnologia que contará com a participação de 22 escolas de Fernandópolis e região. O evento, que também será organizado pela E.E Afonso Cáfaro, acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro no Plaza Eventos em Fernandópolis.


A iniciativa permite aos alunos vivenciar a experiência acadêmica. Para a aluna Isabella Mininel, da 3ª série do Ensino do Médio, “é o momento de aprofundar o conhecimento em temas de interesse que serão suportes para continuidade dos estudos”.


A coordenadora da FIAC e da MOSTRAFER, Fernanda Aléssio Miranda, acrescenta que estes projetos são diferencias na formação. “Essa iniciativa abre novas possibilidades, modificando o olhar dos alunos sobre a importância dos estudos e da possibilidade de desenvolvimento da ciência já na Educação Básica”, relata.


 Os trabalhos apresentados pelos estudantes nos dois dias do evento são estudos complementares e paralelos aos desenvolvidos na sala de aula. O professor adota suas turmas e os alunos desenvolvem seus projetos. Para a diretora da escola, Adriana Cassadante, “o trabalho de toda uma equipe, é gratificante quando o aluno é protagonista”.  



Pesquisadores e avaliadores: projeto de pré-iniciação científica – Ensino Fundamental





Alunos apresentando trabalho de demonstração científica: Ensino Médio





Cerimônia de premiação: alunos premiados juntos à equipe gestora da escola



últimas