PLANO SP

Região baixa dos 75% de internações em UTI de coronavírus

Região baixa dos 75% de internações em UTI de coronavírus

Mesmo assim, números ainda manteriam a DRS na fase laranja

Mesmo assim, números ainda manteriam a DRS na fase laranja

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

A região da DRS de São José do Rio Preto atingiu neste domingo, 23, 74,5% de internações em UTI para coronavírus, de acordo com dados da Fundação Seade.

Apesar de conseguir baixar dos 75%, índice que possibilita a mudança para a fase amarela do Plano SP, a região ainda permaneceria no laranja caso a atualização fosse feita com os números de hoje.

Isso porque a quantidade geral de internações (9%), casos (7,3%) e óbitos (46%) subiram em relação aos últimos sete dias.

O avanço ou restrição de uma região dentro do Plano SP, que determina a quarentena heterogênea no estado, leva em consideração uma fórmula matemática baseada em número de casos, óbitos e internações por coronavírus.

Há dois critérios para cálculo da fase de risco e enquadramento de cada região: capacidade de resposta do sistema de saúde e evolução da epidemia.

O critério “Capacidade de Resposta do Sistema de Saúde” é composto pelos seguintes indicadores: (1) taxa de ocupação de leitos hospitalares destinados ao tratamento intensivo de pacientes com COVID-19; e (2) quantidade de leitos hospitalares destinados ao tratamento intensivo de pacientes com COVID-19 por 100 mil habitantes.

O critério “Evolução da epidemia” é composto pelos seguintes indicadores: (1) taxa de contaminação; (2) taxa de internação; e (3) taxa de óbitos. Os cálculos para cada um dos indicadores são detalhados no decreto.

últimas