CÁLCULOS

Números de hoje são suficientes para manter a região na fase laranja na atualização do Plano SP de sexta

Números de hoje são suficientes para manter a região na fase laranja na atualização do Plano SP de sexta

Um avanço para a fase amarela depende cada vez mais de uma ação inteiramente política

Um avanço para a fase amarela depende cada vez mais de uma ação inteiramente política

Publicada há 4 anos

Dados de internações da DRS nesta quarta-feira

Gustavo Jesus

Na atualização desta quarta-feira, 26, dos números do coronavírus no Estado de São Paulo, a DRS (Direção Regional de Saúde) de Rio Preto voltou a apresentar ocupação de UTIs acima dos 75%.

Na terça-feira a região estava com 74,4%, com margem suficiente para ser avaliada, segundo o critério Capacidade do Sistema de Saúde do Plano SP, na fase amarela. Hoje o índice está em 75,1%, o que manteria a DRS na fase laranja por esse critério.

Além deste índice, as internações casos e óbitos também estão classificados no laranja. Na métrica do governo do Estado, é considerado o pior critério para definir a posição de uma região.

Para a classificação extraordinária da sexta-feira, 28, apenas serão contabilizados a mais os dados de amanhã. Prefeitos da região tentam fazer com que o Governo do Estado possibilite o avanço de fase também nesta sexta, já que em classificações extraordinárias há apenas a possibilidade de regressão.

Nesta quarta-feira as internações – consideradas as de UTI e enfermaria -, e óbitos têm aumento de 11,3% e 10,9% respectivamente. Os casos tiveram queda de 3,6%. Com esses números a região seguiria na fase laranja caso houvesse uma reclassificação.

A quantidade de internações, fator que mais causa impacto no critério Evolução da Pandemia, está acima da quantidade registrada na semana passada, mesmo com um dia a menos na conta.

Entre os dias 14 e 20 foram 555 internações. Do dia 21 até esta quarta-feira, 26, são 576, ou seja, 21 a mais. Mesmo que não houvesse pacientes internados nas alas para coronavírus em toda a região de hoje para esta quinta-feira, o critério já impossibilitaria o avanço de fase, mesmo que o governo do estado decida por ceder os pedidos dos prefeitos.

Em resumo, a região já tem os números para estar na fase laranja na avaliação de sexta-feira, e apenas uma intervenção política parece poder colocar a DRS na fase amarela.

últimas