Da Redação
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, reafirmou nesta segunda-feira, 31, que serão criados 30 leitos para atender a região de Rio Preto com o objetivo de forçar a queda na taxa de ocupação de UTIs destinados a pacientes com a Covid-19. Ele disse ainda que as novas unidades seriam criadas na região para garantir uma margem de segurança que pudesse levar o avanço da fase 2 (laranja) para a fase 3 (amarela) no Plano São Paulo.
No município, haveria apenas disponibilidade de leitos em hospitais particulares. Está prevista a abertura de 14 leitos em um dos hospitais nesta quarta-feira, 2. Os outros leitos deverão ser criados na região pela Diretoria Regional de Saúde (DRS-15).
O Hospital de Base (HB) e Santa Casa de Rio Preto não teriam mais espaço para criar mais leitos. Vinholi disse que se reuniu virtualmente com prefeitos da região e fez "tratativas individualizadas" para debater o assunto. Ele comentou que a ocupação de leitos de UTI "demonstra uma alta no últimos dias" na região. "A implementação de novos leitos é fundamental para a redução dessas taxas", salientou o secretário estadual.