Por Jorge Pontes
Na região administrativa de abrangência da 302ª Zona Eleitoral, sediada em Fernandópolis 11 candidatos a vereador tiveram seu pedido de registro de candidatura indeferidos pela Justiça Eleitoral, além de dois em Fernandópolis, que pertence a 150ª Zona. Assim como nos casos de prefeitos impugnados, eles terão três dias para recorrer e reparar qualquer irregularidade ou falta de documentação.
Em Fernandópolis, dos 136 candidatos a uma vaga na Câmara Municipal, apenas dois candidatos foram rejeitados pela Justiça Eleitoral. Murilo Martins Jacob Filho, o Murilo Jacb (PR), da Coligação “Por Uma Nova Fernandópolis” e Cicero José Barbosa, o “Péla” (PSC) da Coligação “PT-PSC-PSB”. Murilo já entrou com recurso, Péla também deve recorrer da decisão.
Do montante, 42 ainda aguardam julgamento e apenas três renunciaram à disputa, Antônio Fábio Caetano, o Fabinho da Eletrogil (PMDB) da Coligação “PMDB-PEN” Adalberto Mariano dos Santos, o Beto Mariano (PRB), da Coligação “Trabalhando por Fernandópolis” e Adalberto Aparecido Nilsen (PT) da Coligação (PT-PSC-PSB), que disputará a eleição para prefeito ao lado de Ricardo Franco (PMDB).
Dos vereadores que disputam a reeleição, apenas Ademir de Almeida (PSD) e Arnaldo Pussoli (PROS) aguardam julgamento para deferimento do registro de candidatura.
Dentre os seis municípios abrangidos pela Zona 302 (Macedônia, Meridiano, Pedranópolis, Indiaporã, Ouroeste e Guarani d’Oeste), apenas Macedônia e Indiaporã tiveram todos os candidatos a vereador deferidos pela Justiça Eleitoral, ambas com um total de 27 candidatos. Ainda, apenas uma candidata renunciou ao pleito em Indiporã.
Coincidência ou não, Pedranópolis e Meridiano, municípios que tiveram candidatos a prefeito impugnados - Leia sobre AQUI - são os que mais possuem candidatos a vereador com registro indeferido. Em Pedranópolis são seis, três da Coligação (PTB/DEM/PMDB/PTN/PSOL) e três da Coligação “Seriedade e Trabalho”. São eles: Fernando de Souza (PTB), Iamara Gleice Batista Figueira Pedrão (PSOL), Elias Alves de Rezende, o “Porteirão” (PRB), da coligação PTB/DEM/PMDB/PTN/PSOL) e Junior Cesar de Souza (PSB), Ricardo Ferreira dos Santos, o “Ricardo Carteiro” (PSB) e Décio Antônio de Andrade Filho, o “Tupete” (PSOL) da Coligação Seriedade e Trabalho.
Já Meridiano que terá apenas 33 candidatos, três deles tiveram registro de candidatura indeferido, todos da mesma coligação, a “Gente pra Cuidar da Gente”. O vereador Alziro Ferreira (PSDB), Beatriz Aparecida Adriano de Lima Garuti (PTN), e Adaílton Piacente Dias, o Kiko Branco (PSDB).
Já em Ouroeste e Guarani d’Oeste foram apenas um em cada município. Alessandra Ferreira Fraga Da Silva (PTN), da Coligação “A Força que Gera Mudanças com o Povo Feliz” em Ouroeste e Ademir Laurindo da Silva, o “Ademir do Alípio” (PMDB) da Coligação “Unidos por Guarani”, em Guarani d’Oeste.
Eleição já tem 5.644 renúncias de candidatos em todo País
Em apenas três semanas de campanha, 5.644 candidatos a prefeito ou vereador de cidades de todo o Brasil renunciaram o registro de candidatura, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número representa 1,1% do total de 493.951 candidaturas. Nas últimas eleições municipais, em 2012, o primeiro turno terminou com 13.857 renúncias (2,9% do total).
Dirigentes de alguns partidos têm relatado que as mudanças nas regras eleitorais deste ano, especialmente a proibição de financiamentos de empresas, contribuíram para as desistências de candidatos que, sem dinheiro para fazer campanhas, optaram por não continuar na disputa do pleito eleitoral.