NOVA VIDA
Adolescente de 17 anos ganha coração novo, doado por familiares de jovem de 27 anos
Adolescente de 17 anos ganha coração novo, doado por familiares de jovem de 27 anos
Transplante foi realizado neste sábado (12) no HCM de Rio Preto
Transplante foi realizado neste sábado (12) no HCM de Rio Preto
Da Redação
Um adolescente de 17 anos de idade ganhou um coração novo e a chance de uma vida nova no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto na tarde deste sábado (12). É o décimo transplante de órgãos realizado pela instituição desde que foi inaugurada, em 2013.
O procedimento foi realizado pela equipe do cirurgião cardiopediátrico Ulisses Croti, que foi até o Hospital São Domingos, de Catanduva, coletar o órgão doado por familiares de uma jovem de 27 anos.
A tragédia da morte precoce da doadora se contrapõe à redentora segunda oportunidade de outras sete pessoas na fila transplantes. Além do coração (trazido para o HCM), outros sete órgãos beneficiaram pacientes em luta pela vida: pulmão (Incor-SP), fígado (HC de Ribeirão Preto), pâncreas (São Paulo), rins (Botucatu e São Paulo) e córneas (Banco de Olhos do HB).
O receptor do coração em Rio Preto é morador de Lavínia, na região de Araçatuba. Ele estava internado na UTI cardiológica do Hospital de Base desde o dia 21 de agosto. Portador de miocardiopatia dilatada, que causa aumento do coração, o adolescente entrou na fila de transplantes há 3 dias.
Com as cirurgias de transplantes do coração suspensas no HB, o paciente, que pesa apenas 48 quilos, ou seja, tem a constituição física de uma criança, foi encaminhado para o HCM, onde era possível fazer o procedimento.
O transplante, que começou logo depois do almoço, teve a duração de 5 horas. O jovem está se recuperando na UTI.
Fonte: DL News