RANKING DA EDUC

EMEF de Indiaporã lidera ranking regional do Ideb

EMEF de Indiaporã lidera ranking regional do Ideb

Escolas estaduais de Fernandópolis avançam nos dois níveis do Fundamental no Ideb; na comparação com outros Estados, São Paulo é o primeiro a ocupar o ranking dos três ciclos avaliados pelo Go

Escolas estaduais de Fernandópolis avançam nos dois níveis do Fundamental no Ideb; na comparação com outros Estados, São Paulo é o primeiro a ocupar o ranking dos três ciclos avaliados pelo Go

Publicada há 8 anos

Equipe da EMEF "Othaydes Luiz Arantes", em Indiaporã




Por João Leonel


Em 1º lugar em toda a região de São José do Rio Preto, entre 96 cidades, a  EMEF "Othaydes Luiz Arantes", no município de Indiaporã, figura como grande destaque regional no ranking do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 2015, divulgado pelo governo federal nesta quinta-feira (08). Considerado a principal referência de qualidade da educação no país, o Ideb é calculado a cada dois anos, levando em conta resultados da avaliação feita pelos alunos (de português e matemática) e informações de reprovação e abandono. A secretária municipal da Educação de Indiaporã, Márcia Regina Rossini de Oliveira, aponta o preparo de toda a equipe do setor educacional do município como o diferencial para esta conquista. "Temos uma equipe muito empenhada em suas funções. A Prefeitura nos dá total amparo, com capacitação para os professores e material para o pleno desenvolvimento de nossos projetos. Com equipe preparada e apoio, que viabiliza também a busca de novos recursos, nossas notas no Ideb vêm aumentando sucessivamente. Em 2011, ficamos com 5,5. Em 2013, nossa média foi de 6,8. Agora em 2015, 7,6. Já em 2013, ultrapassamos a meta estipulada para 2017, e neste último ranking avançamos ainda mais", comemora a secretária Márcia Rossini. Outro índice comemorado é a classificação estadual da EMEF "Othaydes Luiz Arantes", em 5º lugar em todo o Estado de São Paulo.


DIRETORIA REGIONAL

Em 2015, as escolas estaduais de Fernandópolis avançaram nos ciclos Iniciais (1º ao 5º ano) e Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental no Ideb. O resultado acompanha a marca histórica alcançada pela rede pública paulista na avaliação do governo federal. De acordo com o Ministério da Educação, São Paulo é o primeiro Estado a ocupar o topo do ranking nos três níveis – Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Médio. Nos Anos Iniciais, a média de Fernandópolis avançou de 5,9 em 2013 para 6,8 em 2015. Nos Anos Finais, mais uma conquista importante: os alunos da rede estadual avançaram de 5,1 para 5,3. As notas do Ensino Médio por município não são divulgadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Na análise geral da rede com outros Estados brasileiros, São Paulo ocupa a liderança isolada dos Anos Iniciais, passando de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015. Nos Anos Finais (6º ao 9º do fundamental), o avanço foi de 4,4 para 4,7. No Ensino Médio, ciclo que reúne a maior quantidade de alunos da rede estadual e os maiores desafios dos educadores de todo mundo, São Paulo também apresentou crescimento na média. Os estudantes saíram de 3,7 para 3,9. Apesar da evolução, ainda não alcançou a meta 4.


PROVA NACIONAL

No ano passado, os alunos matriculados na rede estadual também obtiveram média histórica no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Na última avaliação, todos os níveis de ensino avançaram. No ciclo 1 do Ensino Fundamental o índice chegou a 5,25. No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui a 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030). Para o cálculo, a Secretaria une o resultado do Saresp (em provas de Língua Portuguesa e Matemática) a taxas de aprovação, reprovação e abandono.


O QUE É O IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado para avaliar a qualidade de escolas e das redes de ensino. Ele combina a taxa de aprovação escolar com o desempenho dos alunos.


MEDIÇÃO DO DESEMPENHO

São usados os resultados de dois exames oficiais (Saeb e Prova Brasil), aplicados a cada dois anos no 5º e no 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do médio.


COMO SÃO AS PROVAS?

Elas avaliam os conhecimentos dos estudantes em português e matemática e acontecem em todas as escolas públicas com pelo menos 20 matriculados. No ensino médio e na rede privada, a aplicação é por amostragem.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação do Estado de SP

últimas